Notícias

Valor da experiência e cultura do resultado: Gestores transformam vivências em índices históricos

Por Agência Alagoas 16/01/2026
Valor da experiência e cultura do resultado: Gestores transformam vivências em índices históricos
Djanete alcançou o maior Ideb da história de sua regional (Foto: Alexandre Teixeira / Ascom Seduc)
Natalício Vieira / Ascom Seduc

A meritocracia que baliza as novas nomeações encontra eco em nomes como o de Djanete Ferreira da Silva, na 12ª GEE, no município de Rio Largo. Sua trajetória, iniciada como monitora no ano 2000, é um testemunho de ascensão por desempenho técnico e compromisso público.

 

Djanete assume o cargo com o prestígio de ter alcançado o maior Ideb da história de sua regional em experiências de gestões anteriores. "A educação pública de excelência exige constância, nossa missão é assegurar que cada unidade de ensino receba o acompanhamento necessário para superar seus próprios índices", ressalta a nova gerente.


 

Em São Miguel dos Campos, a 2ª GEE segue sob a liderança de Elyda Cristina Oliveira dos Santos. Historiadora e gestora experiente, Elyda foi reconduzida ao cargo após comprovar que a continuidade de um trabalho técnico sólido rende frutos. Sob sua coordenação, a região manteve o topo dos índices de desempenho em 2021 e 2023.

 

"Nosso foco é dar continuidade a um trabalho técnico que já mostrou sua força, garantindo que o sucesso nos indicadores se traduz, todos os dias, em oportunidades reais para os nossos jovens miguelenses", afirma a gestora da 2ª GEE.


 

Essa mesma linha de liderança consolidada na rede é seguida por Lívia Cledja da Silva Correia, na 3ª GEE, na cidade de Palmeira dos Índios, que completa 25 anos de serviço público em 2026. "Minha trajetória foi construída acompanhando a evolução das escolas de tempo integral e da tecnologia. Agora, o foco é consolidar esse modelo de ensino justo e de alta qualidade em toda a regional", pontua Lívia.

 

A nova gestão também sinaliza um compromisso com a diversidade e a formação continuada. Adriana Fonseca Henrique Lira, na 4ª GEE, em Viçosa, traz o selo de excelência da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e uma bagagem acumulada em contextos de educação inclusiva.

 

Segundo Adriana, o sucesso da gestão regional está na capilaridade das ações. "O fortalecimento da aprendizagem deve ser sentido em cada sala de aula, respeitando as identidades culturais e promovendo uma educação socialmente referenciada".


 

A capital também terá a experiência de Sheila Cardoso da Silva Omena à frente da 13ª GEE. Pedagoga e especialista em Gestão Escolar pela Ufal, Sheila possui uma trajetória marcada pelo compromisso com a educação pública como professora efetiva da Seduc e da Secretaria Municipal de Educação Maceió (Semed).

 

Com bagagem na gestão das escolas estaduais Guilhermino de Oliveira e Silveira Camerino, além de supervisão em projetos do Pibid/Capes, ela foca na alfabetização e na qualidade da educação básica. "Minha gestão será pautada pelo acompanhamento pedagógico rigoroso e pelo apoio constante às nossas escolas da parte alta, garantindo que o direito de aprender seja uma realidade para cada estudante", afirma a nova gerente.