Notícias

Rede de defensores dos Direitos Humanos é criada em Alagoas

Por Assessoria 16/01/2026
Rede de defensores dos Direitos Humanos é criada em Alagoas
Representantes dos direitos humanos. (Foto: Reprodução)

Entidades, movimentos sociais e organizações governamentais, fundaram na ultima quinta-feira (15), a Rede Alagoana de Defensores de Direitos Humanos que tem como principal objetivo atuar de modo coletivo e independente na proteção de todo e qualquer cidadão que sofra violação dos seus direitos fundamentais.

A Rede de Proteção dos Direitos Humanos tem o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (SEDH), que entende que o movimento fortalece a sociedade civil em todas as suas vertentes , diversidade e em todo e qualquer pauta ligada a Direitos Humanos na capital ou no interior.

Para o secretário de Estado dos Direitos Humanos , Marcelo Nascimento a Rede de Defensores de Direitos Humanos é um movimento histórico de rearticulação coletiva de todos os defensores e suas respectivas organizações de bandeiras de lutas.

Ainda de acordo com o Secretário, a rede reforça o protagonismo dos direitos humanos na sociedade alagoana, assim como aconteceu na década de 90 com o Fórum Contra a Violência em Alagoas e na década de 80 com a Sociedade de Direitos Humanos de Alagoas. “ Os defensores dos direitos humanos são essenciais na luta pela dignidade humana porque seu trabalho busca a paz, segurança e a proteção e garantia do respeito a dignidade humana“. Afirmou.

Para o condenador da rede de proteção dos Direitos Humanos, advogado Everaldo Patriota, o movimento vai atuar sempre fortalecendo os defensores dos direitos humanos e sempre que um defensor sofra algum tipo de ameaça ou violação a rede chegará junto, harmônica e organizada para defender a civilidade e atuação de todos. “ onde houver um defensor ameaçado ou privado dos seus direitos, nós estaremos atuando em
Defesa dele “, disse.

A rede será composta em sua coordenação por 6 representantes, sendo eles; advogado Everaldo Patriota, Moacir Rocha do comitê Verdade, Memória e Justiça, Cidinha Katókin’n , representando os Povos Indígenas, Elis Lopes, representante da Rede de Mulheres das comunidades tradicionais, Milton Araújo Silva, representante dos policiais Anti-Fascismo e Rita de Cassia de Araújo Pinheiro, trabalhadora da educação. A secretaria executiva da rede será conduzida pela advogada, Mariana Brandão.

A rede de Defensores dos Direitos Humanos também tem o apoio do governo do Estado , FUNAI, Ministério Público, SEDECA, movimento POP RUA, movimento LGBTQIA+, Movimento da Pessoa com Deficiência, Policiais Anti Fascistas, Procuradoria Geral do Estado, Conselho Sacerdotal, CUT e da vereadora Teca Nelma, presidenta da comissão de direitos humanos da Câmara Municipal de Maceió.

Tags