Com foco na evolução do registro empresarial, Juceal apresenta balanço anual e perspectivas para 2026
Júlia Lins / Ascom Juceal
A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) realizou, nesta quinta-feira (15), uma reunião geral com todos os colaboradores. Com destaque para as cinco gerências, o encontro, realizado no auditório da sede da autarquia, apresentou as melhorias proporcionadas pela atual gestão e as perspectivas para este ano.
A ocasião marcou a primeira reunião geral do ano. A iniciativa foi do presidente da autarquia, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho, que destacou o trabalho promovido durante o ano de 2025 com foco na evolução do registro empresarial.
Durante o encontro, cada setor teve a oportunidade de apresentar os projetos desenvolvidos ao longo do ano passado e as projeções para o ano de 2026.
Com mais de 45 mil aberturas empresariais, Alagoas atingiu seu recorde histórico. Além disso, houve um crescimento de 23,44% em relação às constituições estabelecidas em 2024.
Outro destaque no ano passado foram os avanços estruturais e modernização tecnológica. Com a inteligência artificial, o número de processos deferidos aumentou em 71%, reduzindo o tempo de registro empresarial.

Além disso, foi evidenciado o trabalho da Rede Nacional Para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) junto aos municípios alagoanos e novas integrações com os órgãos de licenciamento.
Para descomplicar a vida do cliente, o suporte ao Portal Facilita Alagoas ampliou seus canais com o intuito de sanar dúvidas em relação à utilização do sistema e dos processos de licenciamento empresarial. Ao todo, em 2025, o setor recebeu 7.891 contatos via e-mail e 1.462 via telefone.
As cinco gerências que compõem a Junta Comercial são: Administrativa; de Finanças, Orçamento e Contabilidade; de Registros; Tecnologia da Informação; e Recursos Humanos. Além disso, o momento contou com apresentações da Secretaria-Geral e da Assessoria de Comunicação.