Notícias

Segurança Pública inicia interiorização de programas preventivos em Alagoas

Por Agência Alagoas 15/01/2026
Segurança Pública inicia interiorização de programas preventivos em Alagoas
Atividade aconteceu no miniauditório da Academia de Polícia Militar (Foto: Ascom SSP-AL)
Alkeline Matias e David Oliveira / Ascom SSP

Com atuação positiva na Região Metropolitana de Maceió, a Secretaria da Segurança Pública leva para o interior de Alagoas ações de prevenção por meio do Programa Interior Seguro. Com o objetivo de interiorizar o conjunto de atividades desenvolvidas, a SSP deu início, nesta quinta-feira (15), a uma capacitação para integrantes da Polícia Militar que vão atuar em oito cidades do estado.

 

A atividade aconteceu no miniauditório da Academia de Polícia Militar, no bairro Trapiche da Barra, em Maceió.

 

As ações do Interior Seguro vão atender os municípios de Maragogi, União dos Palmares, Atalaia, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Penedo, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia. Coordenado pela Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP, o programa prioriza a presença qualificada da polícia nas comunidades, a escuta ativa da população e a atuação preventiva como forma de enfrentamento à criminalidade.



 

De acordo com o chefe de Polícia Comunitária da SSP, capitão Alex Acioli, o programa é estruturado a partir de ações já consolidadas, como os programas “Na Base do Sossego”, “Pessoa Idosa Protegida” e “SSP na Escola”.

 

“O Programa Interior Seguro é uma junção dessas outras iniciativas com atenção redobrada para o combate à violência contra os grupos vulneráveis, principalmente as mulheres e idosos. É uma estratégia da Segurança Pública voltada à redução da incidência criminal. Essa atuação conjunta enfrentará crimes, como roubo, furto, violência doméstica e maus-tratos, por meio da ocupação territorial nas comunidades e da execução de ações preventivas, especialmente através de visitas de orientação”, disse o capitão.

 

A capacitação incluiu instruções teóricas direcionadas a quatro militares por batalhão, que ao fim das instruções passarão a integrar a coordenação e instrução local das práticas do Interior Seguro. Os militares serão multiplicadores das doutrinas, constituindo assim os Grupamentos Avançados de Polícia Interativa (GAPI).

 

“A atuação no interior deve ocorrer nos mesmos moldes daquilo que temos desempenhado na capital e, por isso, se faz necessário alcançar o máximo do efetivo ordinário. São conhecimentos importantes, que além de aprimorar a atuação policial, levará para a população um serviço cada vez melhor”, finalizou o capitão Alex.