Notícias

IPTU 2026: contribuintes de Maceió terão desconto de 20% até o dia 30 de janeiro

Por 05/01/2026
IPTU 2026: contribuintes de Maceió  terão desconto de 20% até o dia 30 de janeiro
O pagamento em dia evita a inscrição em dívida ativa e a cobrança de juros e multa (Foto: )

A Prefeitura de Maceió oferece desconto no pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). O contribuinte que pagar o imposto à vista pela cota única até 30 de janeiro vai receber 20% de abatimento do valor total.

As guias do IPTU 2026 já estão disponíveis e devem ser emitidas pelo site da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz). Para baixar o boleto com o desconto, basta que o contribuinte acesse o site , digite ‘IPTU 2026’ no campo de busca, clique na aba do IPTU e informe o número de inscrição municipal para gerar o boleto. O número pode ser localizado em carnês e boletos antigos e também em documentos do imóvel.

O boleto deve ser emitido, exclusivamente, no site da Sefaz e pode ser pago via Pix, em aplicativos bancários e agências.

Este ano, a arrecadação do IPTU também vem com uma novidade: o atendimento pelo Whatsapp. Para solicitar serviços da Fazenda Municipal, como emissão de boletos, certidões e esclarecimento de dúvidas, basta entrar em contato com o número 82 3312-5990. O novo recurso é uma forma de facilitar a relação com o contribuinte municipal, oferecendo um atendimento rápido e também personalizado, evitando filas, deslocamento e levando economia de tempo a rotina do cidadão.

A Sefaz informa que não vai encaminhar os carnês de pagamento aos domicílios este ano. A Secretaria também reforça que não envia links, SMS, mensagens de Whatsapp ou boletos com a guia ou código de pagamento.

O IPTU é um tributo anual que é destinado a políticas públicas, como obras, reformas, compra de equipamentos e outras ações que ajudam os municípios a dar continuidade à oferta de serviços que impactam no bem-estar da população.

O pagamento em dia evita a inadimplência do imóvel e a cobrança de juros e multas, além das consequências futuras que a dívida do IPTU pode trazer para o imóvel, como protesto judicial à inscrição em dívida ativa.