Notícias

Com menor taxa de desemprego da história, Alagoas garante mais oportunidades aos trabalhadores em 2025

Por Agência Alagoas 31/12/2025
Com menor taxa de desemprego da história, Alagoas garante mais oportunidades aos trabalhadores em 2025
Sine Alagoas oferece esta semana 3.082 vagas com carteira assinada em mais de 80 cargos (Foto: Elves Fragoso/ Ascom Seteq)

Edson Moura / Ascom Seteq

Os resultados comprovam que 2025 foi o ano do trabalho, do emprego e da qualificação em Alagoas. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), promoveu ações de empregabilidade, qualificação profissional e proteção social, contribuindo para que o estado alcançasse a menor taxa de desemprego de sua história.

Em 2025, a taxa de desemprego em Alagoas recuou para 7,5%, o menor índice da série histórica iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2024, o estado já havia registrado a menor taxa até então, com 7,6%.

Quando a pesquisa começou, em 2012, o índice era de 11,4%, chegando a atingir 19,4% — o maior da história — durante o período da pandemia da Covid-19.

Maior número de trabalhadores com carteira assinada

Dados de novembro do Novo Caged confirmam que Alagoas alcançou um saldo superior a 485 mil trabalhadores com carteira assinada, um crescimento de mais de 3% em relação ao mesmo período de 2024, quando o saldo era de 470 mil.

Somente em novembro de 2025, foram gerados mais de 3 mil novos postos de trabalho no estado, resultado de 16.004 admissões e 12.958 desligamentos.

No segundo trimestre de 2025, Alagoas registrou o segundo maior volume de trabalhadores com carteira assinada do Nordeste, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo IBGE. A taxa de formalização no setor privado chegou a 64,2%, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte (69,4%) e à frente de Pernambuco (61,5%), Sergipe (60,1%) e Bahia (59,3%).

Emprega Mais Alagoas

Para ampliar as oportunidades, a qualificação profissional segue como prioridade. Por meio da Seteq, o programa Emprega Mais Alagoas já ultrapassou a marca de 3 mil trabalhadores qualificados em diferentes áreas.

Somente em 2025, foram entregues 2.412 certificados, um aumento de 117% em relação a todo o ano de 2024, quando foram emitidos 1.110 certificados.

Além dos cursos tradicionais — como Cabeleireiro, Barbeiro, Unhas em Gel, Design de Sobrancelhas e Produção de Doces e Salgados —, também foram ofertadas capacitações inéditas, como Gestão e Produção de Conteúdo para Redes Sociais, Bordado Filé Alagoano e Fotografia. As ações contemplaram trabalhadores de Maceió, Piaçabuçu, União dos Palmares, Traipu, Messias, Joaquim Gomes, Chã Preta, Maribondo, Paripueira e Porto Calvo.

A secretária de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação, Cláudia Balbino, destaca que a ampliação e a interiorização dos cursos reforçam o compromisso com a inclusão produtiva.

“Temos muito orgulho de levar qualificação a todos os cantos do estado, ouvindo as demandas de cada região. Muitos alunos e alunas já estão gerando renda com o que aprenderam, melhorando sua qualidade de vida e a de suas famílias. A ampliação dos cursos e a diversidade das formações reforçam o compromisso do governador Paulo Dantas com a geração de emprego e renda”, ressaltou.

Mais vagas no Sine Alagoas

Em 2025, o Sine Alagoas ampliou a oferta de vagas em todo o estado, por meio do Sine Móvel e do atendimento das 12 unidades fixas, localizadas em Maceió e no interior.

O ônibus da empregabilidade percorreu municípios como Arapiraca, Marechal Deodoro, Maribondo, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios e Olho D’Água das Flores, entre outros.

A equipe da Seteq também intensificou visitas aos maiores empregadores privados do estado, incluindo grandes empresas e usinas sucroalcooleiras. Como resultado, Alagoas passou a ofertar, em média, 3 mil vagas por semana, distribuídas em mais de 70 cargos diferentes.

Mais recursos federais garantidos

A Seteq assegurou, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT) para a ampliação e modernização das unidades do Sine em Alagoas.

Os investimentos também viabilizarão a implantação da primeira Casa do Trabalhador do estado, em Maceió, com uma estrutura moderna e serviços ampliados, incluindo espaços dedicados às mulheres, às pessoas com deficiência e maior agilidade no atendimento.

Programa CataMais Alagoas

O programa CataMais Alagoas, desenvolvido pela Seteq, avançou significativamente em 2025 no fortalecimento da cadeia da reciclagem, com foco na melhoria das condições de trabalho, no aumento da produtividade e na inclusão socioeconômica de catadoras e catadores de materiais recicláveis.

Ao longo do ano, foram distribuídos 233 kits completos de fardamento para trabalhadores de diversas regiões, garantindo mais segurança, padronização e reconhecimento profissional. O convênio com o Governo Federal foi renovado, assegurando a continuidade das ações até junho de 2026.

Programa Amigo Trabalhador

O programa Amigo Trabalhador também esteve ao lado dos trabalhadores da cana-de-açúcar, com o pagamento das bolsas-auxílio referentes ao período da entressafra. Somente em 2025, foram repassados R$ 650 mil, beneficiando 1.250 trabalhadores rurais.

Para 2026, o compromisso da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação é ampliar os programas já desenvolvidos e oferecer ainda mais oportunidades aos trabalhadores alagoanos.