Secretaria da Mulher fortalece políticas públicas de gênero por meio de parcerias estratégicas
Desde o início de sua atuação, a Secretaria de Estado da Mulher (Semu) tem trabalhado guiada por um mote: “juntas e juntos por todas elas”. O lema traduz a compreensão de que a cooperação entre o poder público e a sociedade civil — organizada ou não — é essencial para garantir e ampliar os direitos das mulheres.
Em apenas quatro meses após sua criação, a Semu desenvolveu e firmou parcerias para a construção de projetos, ações e políticas públicas que impactaram, direta e indiretamente, a vida das alagoanas.
No âmbito da iniciativa privada, foram consolidadas alianças com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), voltadas à oferta de cursos profissionalizantes. A iniciativa amplia as oportunidades de capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade, favorecendo o acesso ao mercado de trabalho e a melhoria da qualidade de vida.
Em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19), foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de promover a empregabilidade de mulheres vítimas de violência, em situação de rua, mulheres trans e travestis, egressas do sistema prisional, indígenas, quilombolas e mulheres do campo.
Por meio do acordo, 8% das vagas dos contratos de prestação de serviços do TRT são destinadas a esses recortes da população feminina, fortalecendo a autonomia financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
De acordo com a secretária de Estado da Mulher, Marília Albuquerque, as parcerias têm o poder de transformar realidades. “Essas parcerias promovem o empoderamento por meio da autonomia financeira, que é um dos cinco eixos que estruturam a nossa atuação”, destacou.
Alagoas Lilás
Em agosto, mês dedicado à campanha de enfrentamento à violência contra a mulher, o Governo Paulo Dantas entrou para a história ao implementar a primeira política estadual do Brasil voltada ao enfrentamento da violência doméstica e familiar: o Alagoas Lilás.
.jpg)
A política pioneira no país contou com o apoio do Instituto Natura, parceiro estratégico do Estado de Alagoas. Em trabalho conjunto com a Semu, o instituto atua no suporte técnico e na cooperação para a consolidação dessa política pública permanente.
Por meio do Alagoas Lilás, são realizadas capacitações contínuas de gestoras e trabalhadoras da rede estadual de enfrentamento à violência contra a mulher, além do mapeamento do percurso das mulheres em situação de violência, por meio de um sistema integrado, entre outras ações inéditas.
Outro parceiro fundamental foi a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), que atua como instância de interlocução para a implementação do Alagoas Lilás nos municípios.
“Com união, implementamos uma política capaz de salvar muitas vidas que, no passado, seriam perdidas. Estamos muito felizes em poder contar com o Instituto Natura, a AMA e todos os nossos parceiros”, afirmou a secretária Marília Albuquerque.
.jpeg)
Retomadas
Com a instituição da Semu, Alagoas retomou de forma efetiva o diálogo com o Ministério das Mulheres. A reaproximação com o Governo Federal abriu caminhos para a implementação de projetos, programas e ações, como a Casa da Mulher Brasileira, além de fortalecer a cooperação institucional.
Também foi restabelecida a aproximação com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres de Alagoas (CEDIM/AL). O órgão exerce papel fundamental na fiscalização e na proposição de políticas públicas voltadas às mulheres, consolidando-se como mais um elo entre o Estado e a sociedade civil.