Notícias

Governo de Alagoas inicia entrega do aluguel social à população em situação de rua

Por Agência Alagoas 30/12/2025
Governo de Alagoas inicia entrega do aluguel social à população em situação de rua
Nadja é a primeira pessoa que estava em situação de rua a receber o aluguel social pelo Programa Novo Lar, Nova Vida (Foto: Hannah Copertino / Agência Alagoas)

Um sonho realizado. Foi assim que a Nadja Maria da Silva Oliveira descreveu o momento de sair das ruas e ir para uma casa com os seus dois filhos, um de 10 meses e outro de cinco anos. Ela estava em situação de rua na Praça Dom Pedro II, no Centro de Maceió, e recebeu uma moradia no bairro do Rio Novo, por meio do aluguel social.

Nadja é a primeira pessoa que estava em situação de rua a receber o aluguel social pelo Programa Novo Lar, Nova Vida, dentro Política Estadual de Atenção e Acolhimento à essa população, desenvolvida pelo Governo de Alagoas.

“Estou muito feliz por sair das ruas e ter a minha casinha, podendo oferecer uma vida com conforto e segurança para os meus filhos”, disse Nadja Oliveira.

Além de ser contemplada com a moradia, Nadja e os filhos são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, assistente social, socioeducador, técnico de enfermagem, enfermeiro, nutricionista e educador financeiro. O objetivo é que a pessoa receba orientação até conquistar a sua autonomia.

Essa equipe tem a missão de elaborar um Plano de Vida Individualizado em consenso com a Nadja para a conclusão dos estudos, qualificação profissional e encaminhamento para o mercado de trabalho, além de conduzir para serviço de saúde, entre outros que forem necessários.

"O Governo de Alagoas tem investido em políticas que enxergam as pessoas além da vulnerabilidade. O Novo Lar, Nova Vida mostra que é possível transformar realidades com planejamento, sensibilidade e uma ação integrada aos serviços que o Estado oferece, criando novas oportunidades. Quando uma mãe sai das ruas com seus filhos e passa a ter um teto, acompanhamento e perspectivas, o Estado cumpre seu papel de cuidar de quem mais precisa", acrescentou o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória.

Integrantes do Movimento Nacional da População em Situação de Rua acompanharam a mudança de Nadja. “Para nós do movimento, isso é uma grande conquista ver os nossos companheiros da rua recebendo sua casinha com mobília para a família. Estou muito feliz por mais uma vitória conquistada, um grande trabalho em coletivo, uma corrente de união que fez acontecer esse lindo trabalho de inclusão na vida da população em situação de rua", disse Rafaelly Machado, coordenadora nacional do MNPSR.

SOBRE O PROGRAMA

O Programa Novo Lar, Nova Vida oferece os auxílios Moradia e Novo Lar. O Auxílio Moradia garante habitação digna por meio do aluguel social, que tem valor máximo de R$ 800,00. De acordo com o projeto, as casas e apartamentos alugados estão sendo entregues com enxoval para que as pessoas tenham condições de se manter no imóvel. Os proprietários que têm interesse em alugar seus imóveis podem se cadastrar pelo link: https://seprev.al.gov.br/programa-novo-lar

Já o Auxílio Novo Lar tem como objetivo viabilizar o retorno para a cidade de origem das pessoas que estão em situação de rua em Alagoas e que desejam voltar para casa. Nesse caso, além de garantir transporte e alimentação, o Estado também irá entrar em contato com o CRAS da cidade de origem para que seja dado um suporte na chegada e na reinserção social.

Essas ações foram planejadas com base nos dados do 1º Censo da População em Situação de Rua, que entrevistou 2.265 pessoas na capital e no interior com o apoio do Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua. As ações vão garantir os direitos sociais e a dignidade das pessoas que se encontram nessa condição no estado.