SSP intensifica ações estratégicas de combate ao crime com inovações no Plano de Defesa de Alagoas
O ano de 2026 chega com inovações no planejamento estratégico de combate à criminalidade em Alagoas com atualizações no Plano de Defesa do Estado. Desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública (SSP/AL), o documento virou doutrina de destaque nacional, sendo o conhecimento exportado para outros entes da federação, em especial, no Nordeste.
Com um trabalho integrado entre as forças de segurança, a Chefia Especial de Inteligência da SSP tem coordenado os novos estudos para ampliar a atuação das equipes policiais, especialmente na Região Metropolitana de Maceió. Inicialmente focado em ocorrências de alta complexidade, alta intensidade e baixa familiaridade, como as denominadas de “Domínio de Cidades”, executadas por grupos conhecidos popularmente como “Novo Cangaço”, o Plano de Defesa agora também estará direcionado às situações menos complexas, mas que necessitam de uma atuação firme e conjunta.
De acordo com o capitão Diego Mahatma, que integra a Chefia Especial de Inteligência da SSP, treinamentos já foram feitos com equipes de todas as unidades da Grande Maceió para acionamento e cerco conjunto com o objetivo de prevenir ou minimizar as ações criminosas.

“Fizemos testes e solicitamos ajustes às equipes de tecnologia que vão dar o suporte necessário para uma atuação efetiva de todas as guarnições envolvidas nas possíveis ocorrências complexas que, por ventura, venham ser desencadeadas. O Plano de Defesa Dinâmico com cerco específico vai dar apoio também no emprego do efetivo especializado que venha a ser utilizado a depender de cada ocorrência ajudando na gestão das viaturas em ambiente operacional. O objetivo é facilitar o trabalho desde o atendimento da ocorrência no local do fato e a busca e captura de indivíduos que se evadiram”, afirmou o oficial.
Segundo o chefe especial de Inteligência, coronel Raumário Gerônimo, em 2025 cursos importantes foram realizados para contribuir com a atuação integrada em operações especiais e gestão de crises. Ainda conforme o oficial, mais capacitações devem ocorrer no início do primeiro trimestre do ano com o objetivo de criar um ambiente ainda mais seguro para os profissionais e também para toda a população alagoana.
“O que nós queremos é que os protocolos sejam cumpridos à risca e, assim, obtermos mais êxito na missão de salvaguardar vidas. O Plano de Defesa da Região Metropolitana vai ajudar ainda mais na redução das mortes violentas letais e também nos crimes contra o patrimônio. Uma ação integrada para a microrregião que logo também será espelhada, guardadas suas especificidades, para as demais regiões do estado”, esclareceu.

Da SSP para o mundo
O coronel Raumário é um dos quatro autores do artigo “Plano de Defesa: Uma Estratégia para Crises de Alta Complexidade na Perspectiva da Modalidade ‘Domínio de Cidades’”, publicado na quinta edição da Revista SUSP, periódico semestral e interdisciplinar do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que busca disseminar o conhecimento científico, técnico e profissional, com vistas a contribuir com a ampliação e consolidação de boas práticas e compartilhamento de experiências para o desenvolvimento científico, formação e aperfeiçoamento de profissionais integrantes do Sistema Único de Segurança Pública.
Divulgado no último dia 18 de dezembro, na revista de renome mundial para a área da segurança pública, o artigo também tem autoria das policiais militares Thaís Santos, Vanessa Melo e Larissa Artemis.
No texto, os agentes confirmaram que a implementação do plano de defesa gera resultados bem-sucedidos, resguardando a vida dos agentes de segurança pública e da população, além de assegurar a aplicação da lei e mitigar as consequências dos atos criminosos em ocorrências de alta complexidade.
“Esse é um grande reconhecimento que o trabalho alagoano tem recebido a nível nacional. O artigo foi escrito e coordenado pela nossa equipe, mas reflete o empenho de todos os policiais envolvidos, que participaram dos estágios e cursos. Capacitações feitas por diversas mãos, contribuições significantes que já têm sido observadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, que, por exemplo, levou as instruções para o Rio Grande do Norte”, enalteceu o chefe especial de Inteligência da SSP.
O artigo publicado pode ser lido através do link https://revistasusp.mj.gov.br/susp/index.php/revistasusp/article/view/433/289.
Antes de chegar à Revista SUSP, a doutrina desenvolvida em Alagoas já havia sido levada para capacitações em diversas corporações. Os cursos promovidos no território alagoano também atraem integrantes das forças policiais e de salvamento dos outros estados.
Este ano, entre as formações realizadas em parceria com a Chefia Integrada de Ensino da SSP, estiveram os cursos de Plano de Gestão de Crises de Segurança na Cidade e de Operações Policiais Integradas.

Atuação integrada
Um dos destaques dos Planos de Defesa desenvolvidos pela SSP é a ação integrada entre as forças estaduais. Outras secretarias também têm aderido ao trabalho em prol da segurança pública, como a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris). De forma conjunta, houve o planejamento para garantia qualificada da segurança no Sistema Prisional de Alagoas.
Planos estratégicos também têm sido desenvolvidos com foco específico, como, por exemplo, o projeto SSP nas escolas, promovido em parceria com a Secretaria de Educação para prevenir violência no ambiente estudantil. Ações educativas foram desempenhadas junto à comunidade acadêmica, levando mais proximidade com pais e responsáveis no enfrentamento a todo tipo de crime.
O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, enalteceu o empenho das equipes no trabalho integrado com os demais setores da sociedade civil, reforçados a partir da elaboração do Plano de Defesa estadual.

“O incentivo às ações conjuntas é constante na atual gestão, pois juntos conseguimos enfrentar melhor os criminosos, que muitas vezes se utilizam da fragilidade das pessoas para seguirem cometendo crimes. O Plano de Defesa chegou para revolucionar a atuação da Segurança Pública como um todo e as novas atualizações devem reforçar o trabalho, empregando o efetivo com mais eficiência e qualidade”, frisou.
Ainda segundo Flávio Saraiva, as ações com outras unidades da federação também continuarão para a ampliação das atividades de enfrentamento às organizações criminosas.
“Como vice-presidente regional Nordeste do Conselho Nacional de Segurança Pública, tenho o compromisso de ajudar no combate à criminalidade, especialmente, contra as facções criminosas. Já temos conversado com todos os secretários de segurança e seguiremos firmes para continuar capacitando nossos policiais, investindo com eficiência e criando estratégias para garantirmos ainda mais tranquilidade para todos”, finalizou.
A ampliação do efetivo capacitado e a incorporação de experiências bem-sucedidas de outros estados possibilitaram o aprimoramento da estratégia contra diferentes modalidades criminosas para garantir a proteção territorial, seguindo um documento institucional e metodológico e estabelecendo padrões de segurança avançados para a prevenção e repressão de crimes.
Como importante ferramenta no combate à violência, o Plano de Defesa também conta com a participação da população, que contribui com os trabalhos através do repasse de informações por meio dos canais do Disque-Denúncia.