Com muito forró, Cultura na Praça celebra artistas da terra na última edição do ano
As segundas-feiras de Arapiraca foram embaladas ao longo do ano com o forró pé de serra, na Tenda Cultural Mestre Afrísio Acácio, na Praça Luiz Pereira Lima. Nesta segunda (29), o projeto se despediu de 2025 da melhor forma: com música e o público dançando no salão.
O Cultura na Praça reuniu em suas edições diversos artistas da terra, sanfoneiros, zabumbeiros, triangulistas, repentistas, de Arapiraca e região. Unindo gerações apaixonadas pelo forró e que seguem mantendo vivo o legado do Mestre Afrísio Acácio, que em 2011 iniciou o projeto para animar o dia da tradicional e feira livre em Arapiraca.
Neste ano, o Cultura na Praça iniciou o calendário do forró em maio, com apresentação de Sirano e Sirino, sanfoneiros cearenses que marcaram a história do forró, além dos artistas que marcam presença toda semana. O Cultura na Praça é também um palco aberto aos artistas que queiram declamar um verso, tocar músicas e mostrar seu talento.
Foi em 2025 também que o projeto teve sua primeira edição itinerante, levando a alegria e o ritmo para a Feira da Fumageira, no bairro Primavera. Na penúltima edição, a Tenda Cultural recebeu o humorista Ed Gama, que trouxe seu projeto musical Ed Gama e os Disgramados para o agreste.
“Encerramos mais um ano de Cultura na Praça com muita alegria em ver a adesão do público que fica ansioso pela segunda-feira. É um espaço de celebração da cultura nordestina, dos nossos artistas e dos encontros que acontecem aqui. Um projeto que começou em 2011 pelo mestre Afrísio Acácio e com o apoio do prefeito Luciano Barbosa e que permanece vivo, assim como o legado do mestre”, destacou a secretária de Cultura, Lazer e Juventude.
Em 2023, o Cultura na Praça se tornou Patrimônio Imaterial de Arapiraca, através da Lei 96/2023. Com o falecimento de Afrísio, em 2021. sua família deu continuidade ao seu projeto em parceria com a gestão municipal. O Cultura na Praça conta também com a parceria da Uneal e Coringa.