Notícias

Samu AL tem novo coordenador geral com expertise em urgência, emergência e gestão humanizada

Por Agência Alagoas 29/12/2025
Samu AL tem novo coordenador geral com expertise em urgência, emergência e gestão humanizada
Mac Douglas atuou nas áreas de Regulação Médica, Intervenção e, desde agosto de 2022, no Serviço Aeromédico (Foto: Arnaldo Santtos / Ascom Samu)
Arnaldo Santtos / Ascom Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Alagoas tem um novo coordenador geral: Mac Douglas de Oliveira Lima, médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, que assumiu esta semana. Ele assume o cargo trazendo consigo uma trajetória sólida e no atendimento às urgências e emergências.

 

Desde maio de 2020 no Samu, Mac Douglas atuou nas áreas de Regulação Médica, Intervenção e, desde agosto de 2022, no Serviço Aeromédico; este último com formação técnica reforçada pelo Curso de Operador de Suporte Médico (COSME) em duas modalidades: asa rotativa e asa fixa.

 

Natural de Maceió, ele acumula experiências em serviços de saúde de São Paulo, Pernambuco e Paraíba, além de sólida vivência militar como 2º Tenente-Médico do Exército Brasileiro. Cursos como o de Operações em Caatinga e atuação em auditorias do serviço militar ampliaram sua visão estratégica e operacional.


Há quatro anos, dedica-se também à Gestão Hospitalar, com passagens pelo setor público e privado. Atualmente, coordena uma unidade de Urgência e Emergência em rede privada e mantém plantões no Samu, na emergência hospitalar e na UTI.

 

Sua nomeação chega em um momento estratégico: com a Central de Regulação Única (CRU) implantada pelo Programa Salva Mais, o Samu alagoano avança na integração institucional.

 

“Vivemos um momento jamais visto no Samu”, afirma Mac Douglas. Seu plano de trabalho centra-se no fortalecimento das equipes já existentes, valorização do capital humano e otimização do tempo-resposta, do acionamento do 192 até a chegada da equipe à cena.

 

“Nosso foco será somar, engajar e capacitar. Queremos reoxigenar a autoestima das equipes e alinhar a cultura institucional com uma gestão pensada no ser humano”, reforça. 

 

Com experiência de campo, gestão e liderança militar, Mac Douglas traz à coordenação geral, um olhar técnico, humano e voltado para o legado coletivo, “em que a vida, acima de tudo”, deve ditar o ritmo do serviço.

 

“Nosso propósito é que tenhamos uma comunicação integrada com todas as equipes do Samu, para salvar mais vidas”, destacou.