Notícias

Lei que amplia acesso das mulheres à mamografia no SUS é sancionada

Por Poder 360 23/12/2025
Lei que amplia acesso das mulheres à mamografia no SUS é sancionada
Mamografia. (Foto: © José Cruz)

A Lei nº 15.284, que fortalece o acesso das mulheres ao exame de mamografia fornecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde), foi sancionada e publicada no DOU (Diário Oficial da União) de sexta-feira (19).

Assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelas ministras Márcia Lopes (Mulheres) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos e da Cidadania) e pelo ministro Alexandre Padilha (Saúde), a nova lei altera a Lei nº 11.664/2008, que dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino, de mama e colorretal no âmbito SUS.

Agora, o texto determina que o exame de mamografia será garantido a todas as mulheres a partir dos 40 anos, conforme diretrizes do Ministério da Saúde, que poderão estender o procedimento a outras faixas etárias.

A garantia ao exame se dará mesmo que as mulheres não apresentem sinais ou sintomas de câncer. A faixa etária dos 40 aos 49 anos concentra 23% dos casos da doença e a detecção precoce aumenta as chances de cura.

“Com prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado oferecido pelo SUS, é possível salvar vidas. Cuidar das mulheres em todas as fases da vida é um compromisso de justiça social: é garantir que meninas, jovens, adultas e idosas tenham seus direitos assegurados, sua saúde protegida e suas vozes respeitadas”, afirmou a ministra Márcia Lopes no mês de outubro, no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama.

A recomendação para as mulheres a partir dos 40 anos é que o exame de mamografia seja feito sob demanda, em decisão com o profissional de saúde. A paciente deve ser orientada sobre os benefícios e desvantagens de fazer o rastreamento. Mulheres nesta idade tinham dificuldade com o exame na rede pública de saúde em função da avaliação de histórico familiar ou necessidade de já apresentar sintomas. Apesar disso, as mamografias no SUS em pacientes com menos de 50 anos representam 30% do total, equivalente a mais de 1 milhão em 2024.

A ampliação do acesso à mamografia aproxima o Brasil de práticas internacionais, como as adotadas na Austrália, e reforça o compromisso em garantir diagnóstico precoce e cuidado integral às mulheres brasileiras. O câncer de mama é o mais comum e o que mais mata mulheres, com 37 mil casos por ano.

Em 2024, o SUS realizou aproximadamente 4 milhões de mamografias para rastreamento e 376,7 mil exames diagnósticos. Esses números refletem a manutenção de uma ampla cobertura no país, reforçando a importância do rastreamento e do diagnóstico precoce para salvar vidas e garantir mais qualidade na atenção à saúde das mulheres.

Tags