Notícias

Evento da Semed movimenta a tarde de sexta-feira com palestras, cultura e práticas pedagógicas

Com uma programação ampla e participativa, o Educar é Massa reforçou o compromisso com uma educação integrada, diversa e conectada à cultura, ao bem-estar e à aprendizagem significativa

Por Prefeitura de Maceió 20/12/2025
Evento da Semed movimenta a tarde de sexta-feira com palestras, cultura e práticas pedagógicas
Educação, cultura e bem-estar caminham juntos - Foto- Edivaldo Florêncio (Foto: )

A tarde de sexta-feira(19) foi marcada por uma programação intensa e diversificada do Educar é Massa, reunindo estudantes, professores, gestores e a comunidade em geral em diferentes espaços do evento. As atividades aconteceram simultaneamente em salas, tendas e áreas abertas, com foco no desenvolvimento socioemocional, na socialização de práticas pedagógicas e na valorização da cultura.

No Espaço Armazém, a programação teve início com a acolhida do público e a apresentação do Boi Portela, além da exposição de publicações da Secretaria Municipal de Educação(Semed). O local também recebeu palestras voltadas ao desenvolvimento emocional e ao bem-estar na educação. A psicóloga Ana Beatriz Chamati, da USP, falou sobre o tema “Desenvolvimento emocional: a jornada do herói”, enquanto Jaqueline Leão, do Instituto Insere, abordou “A educação socioemocional como base para o bem-estar de professores e alunos”.

Nas salas temáticas, professores da rede municipal socializaram experiências exitosas. Na Sala 02, foram apresentadas práticas como “Rotação por estações: estratégias para o ensino da matemática no 3º ano”, da professora Márcia da Silva Santos Portela, da Escola Natalina Costa; “Educação inclusiva em ação”, da professora Angela Maria dos Santos Sousa, da Escola Marco Soriano; e o “Projeto Sou Mais Leitura”, da professora Emanuelle de Oliveira Souza, da Escola Luiz Pedro IV.

Já na Sala 01, destaque para apresentações como “Palavras que encantam: o repente como patrimônio imaterial através de João de Lima”, da professora Rosilda Maria Mota Farias, da Escola Zumbi dos Palmares; “Gestão em foco”, da professora Adriana Firmino de Lima, da Escola Tradutor João Sampaio; e “Aquaponia na Escola”, desenvolvido na Escola Antídio Vieira.

A área externa também foi bastante movimentada. Próximo ao Misa, o público teve acesso à Biblioteca Móvel, com contação de histórias e leitura deleite, além de oficinas de capoeira, jogos de tabuleiro, apresentações culturais e momentos de interação com personagens natalinos. Entre as atrações, estiveram o Mestre Peitika, com apresentação interativa de Guerreiros, o grupo de dança da Escola Zumbi dos Palmares, com a coreografia “África Corre em Meu Corpo”, e o grupo de dança da Escola Higino Belo.

Na Praça Dois Leões, a programação da tarde contou com carrinho de pipoca, algodão-doce e picolé, além de apresentações musicais de estudantes da rede municipal, incluindo grupo musical, grupo de violão e banda fanfarra.

O evento também emocionou estudantes e ex-alunos. Ayla Miriel, da Escola Doutor Baltazar de Mendonça, elogiou a experiência. “Eu gostei muito daqui, aqui é muito legal”, afirmou. Já Ana Gabriela Pereira dos Santos, ex-aluna da Escola Zumbi dos Palmares, destacou o impacto do projeto de dança afro em sua trajetória. “Desde quando eu era pequena, esse projeto me tocou muito. Eu sempre quis participar. É um projeto muito especial, quem estuda lá ama”, disse.

O professor de dança Eric Pascoal, da Escola Zumbi dos Palmares, ressaltou a importância de trabalhar a cultura afro nas escolas. “É trazer identidade, pertencimento e um novo olhar, não só enquanto alunos, mas enquanto cidadãos. Trabalhar essa cultura é muito gratificante”, destacou.

Para o coordenador do Núcleo de Línguas, Jefferson Simons, o Educar é Massa representa a vitalidade da educação na capital. “É um momento ímpar, de muita alegria. Um evento que abraça toda a cidade, com diversidade, palestras, brincadeiras e interação. Mostra como a educação é viva e cada dia mais atuante”, concluiu.

Com uma programação ampla e participativa, o Educar é Massa reforçou o compromisso com uma educação integrada, diversa e conectada à cultura, ao bem-estar e à aprendizagem significativa.

Tags