Notícias

Prêmio Nacional de Inovação recebe 56 iniciativas de empresas de Alagoas

Números reforçam o protagonismo de empresas e ecossistemas locais na maior premiação de inovação industrial do país

Por Assessoria 19/12/2025
Prêmio Nacional de Inovação recebe 56 iniciativas de empresas de Alagoas
Prêmio Nacional de Inovação recebe 56 iniciativas de empresas de Alagoas (Foto: Assessoria)

Alagoas concluiu sua participação na fase de inscrições da 9ª edição do Prêmio Nacional de Inovação (PNI) com 56 iniciativas inscritas. “Este número reforça o ambiente favorável à inovação no estado e o engajamento do setor produtivo alagoano com a agenda da competitividade e da transformação tecnológica”, destaca Hélvio Vilas Boas, superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-AL), entidade integrante do Sistema FIEA.

Do total de inscrições finalizadas, 52 são de empresas, sendo 51 de pequenos negócios e uma de grande empresa. Outras quatro inscrições foram realizadas na categoria Ecossistema de Inovação, das quais três são de ecossistemas de pequeno porte e uma de grande porte. Não houve inscrições na categoria Pesquisador.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), José Carlos Lyra de Andrade, os números refletem um movimento consistente de amadurecimento do ecossistema local. “A inovação deixou de ser uma escolha e passou a ser uma condição essencial para a competitividade da indústria. O volume de iniciativas inscritas por Alagoas no Prêmio Nacional de Inovação mostra que nossas empresas, especialmente os pequenos negócios, estão atentas a esse desafio e dispostas a investir em soluções que gerem mais produtividade, sustentabilidade e valor para a sociedade”, destacou.

Segundo a gerente de Desenvolvimento Empresarial, Inovação e Pesquisa do IEL-AL, Eliana Sá, para atingir esse número de inscritos o instituto adota uma metodologia de trabalho que identifica empresas com perfil aderente, divulga o prêmio e oferece apoio na submissão das iniciativas. “É uma fórmula vencedora que tem garantido projetos finalistas em várias edições do Prêmio Nacional de Inovação”, afirmou.

Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Sebrae, o Prêmio Nacional de Inovação é reconhecido como a principal certificação à inovação industrial no país. A premiação ocorre em três etapas e culmina durante o Congresso de Inovação da Indústria, considerado o maior evento de inovação industrial da América Latina. Além da visibilidade nacional, os projetos laureados têm acesso a uma imersão em ecossistemas internacionais de inovação, ampliando conexões, aprendizados e oportunidades de negócios.