Fitch reafirma rating de Alagoas em ‘BB’ e mantém perspectiva estável
A agência de classificação de risco Fitch Ratings reafirmou o perfil de crédito do Estado de Alagoas nessa quarta-feira (17), mantendo os Ratings de Inadimplência do Emissor (IDRs) de longo prazo em ‘BB’ com perspectiva estável. Esta é mais uma avaliação que reforça a confiança de investidores e do mercado sobre a capacidade financeira e de gestão fiscal do Estado.
Segundo a Fitch, o Estado de Alagoas teve seus IDRs de longo prazo em moeda estrangeira e local mantidos em ‘BB’, refletindo uma avaliação consistente da capacidade de pagamento da dívida mesmo diante de desafios econômicos e fiscais.
Além disso, a agência confirmou o rating de curto prazo em ‘B’, o rating nacional de longo prazo ‘AAA(bra)’ e o rating nacional de curto prazo ‘F1+(bra)’. A Fitch também posicionou o Perfil de Crédito Individual (PCI) do Estado em ‘b+’.
A manutenção do rating está alinhada com a avaliação da agência sobre o rating soberano do Brasil, em ‘BB’ com perspectiva estável, uma vez que grande parte da dívida do Estado, cerca de 59%, é contraída junto ao Governo Federal. Essa relação permite dois níveis no rating, ou seja, favorece a nota final do Estado em relação ao seu perfil de crédito individual.
O Estado demonstrou crescimento real da receita operacional superior ao crescimento do PIB, e margens operacionais moderadas, fatores que contribuíram para uma avaliação financeira equilibrada pela agência.
A agência levou em consideração medidas adotadas pelo Governo de Alagoas para fortalecer o equilíbrio das contas públicas, como ajustes na política tributária e ações voltadas ao aprimoramento da eficiência da arrecadação, além de iniciativas de controle e racionalização das despesas.
A Fitch destacou ainda a implementação de um novo marco fiscal, por meio da Lei nº 9.324/2024, que contribui para maior previsibilidade e sustentabilidade na gestão orçamentária do Estado.
Relevância para a economia e investimentos
Para a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), a confirmação do rating com perspectiva estável pela Fitch é um reconhecimento da disciplina fiscal e da governança financeira do Estado, fatores que favorecem a continuidade de políticas públicas e fortalecem a confiança de investidores e agentes econômicos. O resultado sinaliza que a gestão fiscal alagoana tem mantido condições adequadas para honrar compromissos, em linha com as diretrizes de sustentabilidade fiscal e responsabilidade na condução das finanças públicas.
Com uma população de cerca de 3,4 milhões de habitantes e desafios socioeconômicos historicamente maiores do que a média nacional, a reafirmação da Fitch representa um passo importante na trajetória de fortalecimento da credibilidade financeira de Alagoas diante dos mercados nacional e internacional.