Notícias

FIEA e SENAI Alagoas passam a integrar o Comitê da Região Hidrográfica do Rio Pratagy

Participação fortalece a atuação do setor industrial na governança dos recursos hídricos e na agenda de sustentabilidade em Alagoas

Por Assessoria 17/12/2025
FIEA e SENAI Alagoas passam a integrar o Comitê da Região Hidrográfica do Rio Pratagy
Representantes em reunião virtual. (Foto: Reprodução)

A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e o Senai Alagoas passam a integrar o Comitê da Região Hidrográfica do Rio Pratagy. A instância colegiada é responsável por discutir, planejar e acompanhar a gestão dos recursos hídricos na bacia do rio Pratagy, uma das mais relevantes para o abastecimento e o desenvolvimento socioeconômico da Região Metropolitana de Maceió.

Os comitês de bacia hidrográfica são fóruns de governança participativa previstos na Política Nacional e Estadual de Recursos Hídricos. Eles reúnem representantes do poder público, da sociedade civil organizada e dos usuários de recursos hídricos, com o objetivo de promover o uso sustentável da água, prevenir conflitos e contribuir para a formulação de políticas públicas voltadas à preservação e ao uso racional desse recurso natural.

Entre as instituições participantes estão as prefeituras de Flexeiras e de Rio Largo, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), a Codevasf, além de empresas e entidades do setor produtivo como Norsa Refrigerantes (Solar), Cristal Águas do Nordeste (CAF), Usina Santa Clotilde, Usina Santo Antônio, Sindacúcar, Cimapra, Companhia Alagoana de Empreendimentos, Caetex Florestal, Usina Caeté, BRK, Frascali e Cesmac.

Com a nova composição, a presidência do Comitê ficará a cargo do representante do Cesmac, a vice-presidência será exercida pela Usina Santa Clotilde, e as funções de primeiro e segundo secretários serão ocupadas, respectivamente, por Cimapra e FIEA.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, José Carlos Lyra de Andrade, a presença do setor industrial no Comitê reforça o compromisso da indústria com a agenda ambiental e com a gestão responsável dos recursos naturais. Segundo ele, a solicitação de participação de um representante da indústria se deu pelo alinhamento direto do Comitê com os objetivos do Grupo de Trabalho instituído pela FIEA voltado às temáticas de Baixo Carbono e Recursos Naturais.

A analista de Sustentabilidade Industrial da FIEA, Marília Belo, foi indicada para representar a FIEA. Para ela, a participação da Federação no Comitê do Rio Pratagy amplia o diálogo entre o setor produtivo, o poder público e a sociedade civil, contribuindo para soluções técnicas e sustentáveis que conciliem desenvolvimento econômico, segurança hídrica e preservação ambiental. Já o SENAI Alagoas, será representado pelo Assessor de Sustentabilidade Industrial, Julio Zorzal.