Mais Água Alagoas: Barra de São Miguel atinge o status de universalização do saneamento
A Barra de São Miguel alcançou, em 2025, a universalização do saneamento, e vai operar o primeiro verão com o sistema de esgotamento sanitário em pleno funcionamento. No evento de anúncio, realizado em um hotel na própria cidade na última segunda-feira (15), foi anunciado que a cidade é a primeira da Região Metropolitana de Maceió a receber a coleta e o tratamento de esgoto para mais de 90% da população e a distribuição de água para 100%.
Nos últimos anos, cerca de R$ 40 milhões foram investidos para instalar 30 km de tubulações de redes coletoras na cidade, que já estão em operação e foram conectadas com a rede existente. O pacote de investimentos da concessionária BRK também incluiu a construção de seis novas Estações Elevatórias de Esgoto, a revitalização de outras duas unidades e a completa modernização da Estação de Tratamento de Esgoto Barra de São Miguel.
Para o presidente da BRK, Hebert Dantas, a universalização representa um salto na capacidade operacional do sistema, que passa a contar com estrutura suficiente para evitar extravasamentos. “A modernização das unidades permite a adoção de processos mais eficientes e sustentáveis, reduzindo impactos ambientais e elevando o desempenho do saneamento no município”, destacou o presidente.
A Barra de São Miguel é agora o sexto município alagoano a atingir a universalização do saneamento. Anteriormente, as cidades de Carneiros, Igaci, Igreja nova, Jaramataia e Olho d’Água do Casado receberam investimentos da concessionária Conasa Águas do Sertão e já atingiram esse status entre 2024 e 2025.
“Deste 2017, ainda com o então governador Renan Filho, esse projeto de saneamento começou a ser estruturado entre várias equipes do Governo de Alagoas, e agora vai trazer melhorias para a população nos próximos anos. É um longo processo, que acompanhamos por meio do Programa Mais Água Alagoas, que trará cada vez mais benefícios para o desenvolvimento o estado”, afirmou o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira.
O prefeito da Barra de São Miguel, Henrique Alves, destacou o desafio das operações na cidade, especialmente durante o verão. “Nossa população é de pouco mais de 8 mil habitantes, mas, durante a alta temporada, chega a quase 40 mil, principalmente durante o carnaval. Agora, a cidade está preparada para dar um destino correto para o esgoto e garantir a sustentabilidade ambiental dos empreendimentos daqui, que vêm principalmente do turismo”, finalizou o prefeito.