Maceió avança na modernização urbana com instalação de banheiros autolimpantes
Solução inovadora une economia, tecnologia e responsabilidade ambiental
A Prefeitura de Maceió, por meio da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e a Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Integração Metropolitana (Semaemi), iniciou a instalação de banheiros autolimpantes, em pontos estratégicos da cidade, reforçando o compromisso da gestão municipal com eficiência, sustentabilidade e cuidado com a população e visitantes.
Na primeira fase, quatro locais foram contemplados. Os banheiros autolimpantes foram instalados no Centro da cidade, Vergel do Lago, Mirante Santa Amélia e Parque do Centenário, no bairro Farol. Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, ressalta a importância da implantação de novas tecnologias, principalmente a preservação do meio ambiente. “Pensamos prioritariamente em melhorar a vida do cidadão e preservar a natureza, evitando o gasto excessivo de água. Além disso, é algo inovador, que deixa a cidade mais moderna, atrativa e confortável para quem transita, disse.
Tecnologia a serviço do cidadão
Os banheiros autolimpantes utilizam sistemas totalmente automatizados, capazes de higienizar o vaso sanitário, lavar o piso e aromatizar o ambiente em apenas 15 segundos. Além do padrão elevado de higiene, os equipamentos contribuem para a preservação do meio ambiente, consumindo até 80% menos água que uma descarga comum, apenas dois litros por utilização. Os equipamentos contam com sensores que detectam a presença humana, programação de horários, conforme a necessidade e alta capacidade de atendimento ao público. A tecnologia é adotada em outras capitais brasileira e cidades turísticas do País.
Economia e gestão eficiente dos recursos públicos
A contratação dos banheiros autolimpantes, via Sistema de Registro de Preços, possibilita que a instalação seja feita de forma escalonada, respeitando demandas reais e garantindo a manutenção dos valores licitados durante toda a vigência da ata. O modelo evita gastos excessivos e otimiza o uso dos recursos públicos. A metodologia também assegura maior flexibilidade na expansão da iniciativa, favorecendo uma gestão responsável e alinhada às práticas contemporâneas de sustentabilidade e eficiência.
Impacto para moradores, ambulantes e turistas
Enquanto o Centro de Maceió segue movimentado pela alta temporada, turistas e comerciantes convivem diariamente com a novidade. Entre eles, a visitante de Recife (PE), Ivane Lima, 31 anos, que circulava pelo comércio. “Passeando pelo Centro, como turista, achei muito importante essa iniciativa do banheiro autolimpante. A limpeza, a organização e o cuidado chamam muita atenção. Na minha cidade até existem banheiros públicos, mas não se comparam com os daqui, que são bem mais organizados. Para quem está passeando e precisa usar, é uma ideia excelente. Eu aprovei bastante”, comentou.
A visão de quem trabalha diariamente no comércio reforça o impacto do equipamento. Para a ambulante Vitória Gonçalves, 20 anos, moradora do Santo Amaro, e que trabalha na região central há cinco anos, o banheiro autolimpante trouxe dignidade e autonomia. “Foi uma das melhores coisas que já fizeram aqui no Centro. Antes, a gente não tinha banheiro para utilizar e ficava naquele sufoco de entrar nas lojas e pedir para usar, e nem sempre deixavam. Aqui, é fácil, acessível, qualquer pessoa pode entrar e usar. É bem completo: tem água para lavar as mãos, sabão, papel higiênico e tudo certinho. Eu achei muito bacana mesmo”, afirmou.
Modernização em ritmo acelerado
A instalação dos equipamentos reforça o compromisso da gestão municipal com soluções inovadoras que promovem a segurança, higiene e sustentabilidade. A expansão gradual permite atender às demandas reais da população e ampliar a capacidade de serviços públicos mais eficientes.
Para muitas pessoas que circulam diariamente no Centro da cidade, o banheiro autolimpante faz parte da rotina. “É muito bom. Muito necessário. Funciona normalmente, do jeito que explica lá. Achei organizado, tem água, papel higiênico, segurança na porta, tudo direitinho”, aprova o aposentado José Aparecido, 73 anos, morador do município de Capela.

