Governo de Alagoas lança o Saúde Até Você Digital para universalizar serviços a toda população
15/12/2025
O governador Paulo Dantas e a coordenadora do Programa Saúde Até Você, primeira-dama Júlia Britto do Amaral Dantas, lançaram na tarde desta segunda-feira (15) o Saúde Até Você Digital, em solenidade no Palácio República dos Palmares.
O aplicativo do programa deverá estar acessível a toda população até o final deste mês, mas já será possível fazer as consultas médicas e agendamentos de exames no sistema em salas do Saúde Até Você Digital, instaladas inicialmente em cinco hospitais da capital – Hospital Geral, Hospital do Coração, Hospital da Mulher, Hospital da Criança e Hospital Metropolitano.

O governador Paulo Dantas acredita que o Saúde Até Você Digital vai revolucionar o acesso a serviços médicos, funcionando 365 dias no ano, com médicos de várias especialidades, que estarão à disposição de 100% da população do estado.
“Mais de 90% da população do nosso estado precisa do Sistema Único de Saúde. E agora nós trazemos uma inovação, que é o Saúde Até Você Digital, no qual as pessoas terão acesso à consulta, triagem, leitura de exames e de laudos 24 horas por dia e 7 dias na semana. Não tem feriado, não tem sábado, não tem domingo, não tem Natal”, garantiu o governador.

Ele salientou que, para ter acesso ao serviço digital, o usuário só precisa ter um celular ou um computador com conectividade. O Estado fará uma parceria com as prefeituras para que o acesso a esses serviços possa chegar a todas unidades de saúde dos 102 municípios alagoanos. “Quem não tiver aptidão, quem não souber transitar com facilidade com a tecnologia e com a inovação, poderá acessar esse serviço nas salas do Saúde Até Você Digital, que serão instaladas em todas as unidades de saúde”, assegurou Paulo Dantas.
"Nós já ocupamos a terceira posição em agilidade nos atendimento de saúde, divulgado amplamente pelo Ministério da Saúde do Brasil, ficando só atrás Piauí de Bahia. No caso do Piauí, o estado já utiliza essa plataforma digital, que traz resolutividade para 100% das pessoas que precisam de uma consulta. Pessoas que precisam de atendimento médico sem se deslocar, com baixo custo, dentro da sua própria residência, resolvendo os seus problemas com mais praticidade”, disse.

A médica Júlia Britto Dantas adiantou que o serviço itinerante vai continuar funcionando, mesmo com a plataforma digital. "O Saúde Até Você Digital, na verdade, vem para complementar o Saúde Até Você, não vem para substituir. Então, nós continuaremos com nossas ações do Saúde Até Você, indo presencialmente aos municípios, realizando os atendimentos. Mas o Saúde Até Você Digital vai ampliar mais ainda esse acesso", assegurou Júlia.

Para a secretária de Estado do Planejamento, Paula Dantas, o Saúde Até Você Digital é mais um passo do Governo para atender melhor a população. “Nós já temos o nosso aplicativo Alagoas Inteligente, no qual todos os cidadãos têm acesso a serviços como matrícula escolar, serviços do Já, entre outros. Mas como a saúde é uma área muito importante, que demanda bastante do nosso estado, a gente vai ter um aplicativo específico que é o Saúde Até Você Digital", observou Paula.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, também esteve presente ao lançamento do Saúde Até Você Digital e ressaltou a importância das novas tecnologias para aumentar a oferta de saúde. "O governador foi bem claro. Ele segue aumentando a estrutura física de saúde, mas é fundamental que a gente utilize novas tecnologias, e eu o parabenizo por disponibilizar aos alagoanos novas possibilidades de terem consultas, tanto de médicos generalistas quanto de especialistas, porque isso certamente vai facilitar a vida das pessoas", afirmou o ministro.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes, aponta a diminuição do tempo de consulta dos pacientes, do início do tratamento e diagnóstico precoce das patologias. "O governador Paulo Dantas sempre pregou a humanização e universalização do SUS. Todo mundo tem direito ao acesso a uma saúde de qualidade e efetiva, e é isso que nós estamos aqui fazendo hoje: diminuindo o tempo de acesso, melhorando o tratamento e iniciando os tratamentos mais brevemente", concluiu.
Segundo um dos responsáveis pela plataforma, Rafael Figueiroa, o sistema tem capacidade de atender 50 mil usuários por mês, ou seja, cerca de mil e seiscentos ao dia. Segundo ele, o atendimento médico ocorre em menos de 10 minutos após o acesso a plataforma.