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Escolas estaduais conquistam prêmios no Festival Estudantil de Teatro de Alagoas 2025

Por Agência Alagoas 15/12/2025
Escolas estaduais conquistam prêmios no Festival Estudantil de Teatro de Alagoas 2025
Premiação reconheceu talentos do teatro estudantil de Alagoas (Foto: Cortesia)
Yasmin Henrique / Ascom Seduc

A rede estadual de ensino de Alagoas reafirmou seu protagonismo cultural e artístico durante a cerimônia de premiação do Festival Estudantil de Teatro de Alagoas (FETA) 2025. Realizado no Teatro Arena Sérgio Cardoso, o evento, considerado o maior festival de teatro estudantil do estado, destacou o talento, a sensibilidade e o compromisso pedagógico das escolas públicas estaduais, que conquistaram importantes reconhecimentos em diversas categorias.

 

A Escola Estadual Graciliano Ramos, de Palmeira dos Índios, foi um dos grandes destaques do festival com o espetáculo “Nise da Silveira: Cores do Afeto”, apresentado pelo grupo teatral “Os Loucos Também Amam”. A montagem retrata a trajetória da psiquiatra alagoana que revolucionou o cuidado em saúde mental ao defender um tratamento mais humano, baseado no afeto, na escuta e na dignidade das pessoas em sofrimento psíquico.

 

O trabalho foi reconhecido com três premiações: Melhor Texto Teatral, Melhor Atriz Coadjuvante, concedido à estudante Sâmylla Macedo, e Melhor Atriz, para Vitória Emilly, intérprete de Nise da Silveira. As conquistas coroaram um processo criativo coletivo, com participação ativa dos estudantes na construção do roteiro, das cenas, das músicas, dos figurinos e das interpretações.

 

Professor orientador do grupo, Anderson Gomes ressaltou que o reconhecimento ultrapassa os troféus. Para ele, a premiação reafirma o teatro como ferramenta pedagógica, artística e humana dentro da escola pública.

 

“Cada conquista representa o esforço coletivo, o processo formativo e o envolvimento sensível dos estudantes com a temática da peça”, destacou, ao lembrar ainda que o reconhecimento fortalece a autoestima e o sentimento de pertencimento dos jovens.

 

Para Sâmylla Macedo, o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante teve um significado especial. “Foi uma explosão de surpresa, alegria e gratidão. Esse reconhecimento veio como um abraço na alma e um incentivo para continuar acreditando na arte e em mim mesma”, afirmou.

 

Já Vitória Emilly ressaltou a emoção de interpretar uma personagem histórica. “Viver Nise da Silveira já foi uma honra. Ser premiada por esse papel mostrou que todo o esforço valeu a pena e tornou esse momento ainda mais emocionante”, completou.

 

Incentivo do Pibic Jr

 

Outra escola estadual que se destacou no FETA 2025 foi a Escola Estadual Professor Theonilo Gama, de Maceió, com o espetáculo “A vida passou a ser minha maior ficção?”.

 

A montagem surgiu do projeto Laboratório de Criação Cênica, desenvolvido desde março deste ano por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

 

A proposta adota o biodrama como linguagem central, transformando memórias, vivências e histórias de vida dos próprios estudantes em material cênico, com narrativas inspiradas no bairro do Jacintinho. Quinze estudantes participaram de todas as etapas do processo criativo, do roteiro à atuação, passando pela iluminação, sonoplastia e concepção visual.

 

O trabalho foi reconhecido com os prêmios de Melhor Iluminação, Melhor Ator Coadjuvante, para João Pedro Inácio da Silva, e Melhor Ator, concedido a Jonathan Victor Correia de Araújo Silva.

 

Para o professor Jailton Júnior, responsável pelo projeto, o reconhecimento reforça a importância da arte na escola pública.

 

“Trabalhar com um espetáculo biodramático, construído a partir das histórias dos estudantes, é um processo intenso e transformador. Ver esse trabalho reconhecido no FETA é motivo de alegria e orgulho”, afirmou.

 

O docente também destacou o caráter coletivo das conquistas. Segundo ele, apesar da dedicação individual, os resultados só foram possíveis graças ao apoio e ao companheirismo do grupo, evidenciando a força do trabalho em equipe e o impacto da arte na formação humana.