Notícias

Caravana Alagoas Conectada orienta gestores e ressalta uso da tecnologia nas escolas estaduais

Por Agência Alagoas 15/12/2025
Caravana Alagoas Conectada orienta gestores e ressalta uso da tecnologia nas escolas estaduais
Formação discutiu uso pedagógico dos Chromebooks (Foto: Alexandre Teixeira/Ascom Seduc)
Texto de Yasmin Henrique / Ascom Seduc

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) realizou, nesta segunda-feira (15), no Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), no Cepa, mais uma etapa da Caravana Alagoas Conectada. A ação integra o cronograma de implantação do programa Alagoas Conectada, que vai promover a modernização do ambiente escolar e da prática pedagógica, o que inclui, dentre outras ações, o fortalecimento da conectividade em sala de aula.

 

Para isso, o Governo de Alagoas adquiriu cerca de 33 mil Chromebooks, o que representa um investimento de mais de R$ 100 milhões. A iniciativa visa garantir que as escolas da rede estadual estejam plenamente orientadas sobre todas as etapas do programa, desde a chegada dos equipamentos até o uso pedagógico dos recursos tecnológicos em sala de aula.

 

Durante o encontro, que contou com a participação de equipes gestoras e coordenadores pedagógicos da 13ª Gerência Especial de Educação (GEE), foram apresentadas informações sobre a evolução do programa, além dos procedimentos relacionados às formações e oficinas de Inovação e Tecnologia na Educação promovidas pela Seduc.

 

De acordo com a gerente de Inovação e Tecnologia na Educação da Seduc, Andrea Maciel, a caravana cumpre um papel estratégico no processo de implementação do programa.

 

“Com a chegada dos dispositivos, existe a necessidade de deixar as escolas bem orientadas quanto à recepção, validação e tombamento dos equipamentos, mas também em relação à parte prática, como a conservação e a utilização desses dispositivos pelos estudantes. Nestes encontros também temos conversado com as equipes gestoras sobre como estes dispositivos podem ser inseridos no cotidiano escolar como recurso pedagógico”, destacou.

 

Alagoas Conectada

 

No programa Alagoas Conectada, os equipamentos funcionarão como Laboratórios Móveis “Mão na Massa”, viabilizados por 890 carrinhos de recarga, que permitem o transporte e o carregamento dos aparelhos, levando a tecnologia diretamente até as salas de aula.

 

A formação dos profissionais da Educação é outro eixo central do Alagoas Conectada. Cerca de três mil professores já estão sendo capacitados por meio da plataforma Collabflix, em parceria com a Google, além da preparação de técnicos regionais para ampliar o alcance das formações em todo o estado.

 

As ações do programa integram o plano de ação estadual elaborado em conformidade com a Lei Federal nº 14.172/2021, que dispõe sobre a assistência da União aos estados e ao Distrito Federal para garantir o acesso à internet, com fins educacionais, a estudantes e professores da Educação Básica pública.

 

Objetivos do investimento

 

No lançamento do programa, em outubro, o governador Paulo Dantas destacou a importância do investimento.

 

“Estamos investindo cerca de R$ 100 milhões, não apenas em mais de 30 mil computadores e televisores, mas também em conectividade. Queremos que alunos, professores e profissionais da educação tenham acesso rápido à internet e às informações em tempo real”, afirmou.

 

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, ressaltou que os Chromebooks são dispositivos pensados especificamente para o contexto educacional, com recursos integrados ao ambiente pedagógico e sistemas de rastreamento que garantem maior segurança.

 

Ela também reforçou a importância de alinhar tecnologia e prática pedagógica, ampliando as possibilidades de ensino e aprendizagem.