Notícias

Formação debate papel da escola no combate às desigualdades sociais e raciais

Atividade promovida pela Semed reúne profissionais da Educação pública municipal

Por Prefeitura de Maceió 27/11/2025
Formação debate papel da escola no combate às desigualdades sociais e raciais
Formação aborda enfrentamento às desigualdades e combate ao racismo no ambiente escolar. (Foto: Bianca Rodrigues/ Ascom Semed)

Nesta quinta-feira (27), profissionais da rede pública de ensino de Maceió, entre professores, diretores escolares e outros trabalhadores, incluindo representantes do grupo bilíngue e do Ensino Fundamental, participaram de uma formação com foco no tema “O papel da escola frente às desigualdades sociais”, enfatizando o combate ao racismo e a construção de práticas pedagógicas antirracistas.

A atividade teve como eixo estruturante a Educação em Direitos Humanos, alinhada à base curricular da rede pública municipal de ensino. A formação, realizada no auditório da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Pesquisa e Extensão (Fundepes), integra o projeto de formação continuada promovido em parceria entre a instituição e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A iniciativa vem sendo executada desde agosto de 2024 e contempla uma série de formações e eventos distribuídos em polos por toda a capital alagoana, atendendo a profissionais das mais diversas categorias, tanto da área pedagógica quanto administrativa, que atuam diretamente nas escolas, fortalecendo o trabalho cotidiano com crianças, adolescentes e jovens das comunidades escolares.

De acordo com a coordenação do projeto, a atividade desta quinta-feira marcou a última etapa do ciclo de formações de 2025, encerrando um período dedicado ao enfrentamento do racismo no ambiente escolar e à consolidação de práticas implementadas ao longo do ano. O compromisso, no entanto, segue contínuo, com previsões de novas ações formativas nos próximos ciclos letivos, assegurando a permanência da política de formação continuada.

Participantes

A coordenadora-geral do Parque Biblioteca do Benedito Bentes, Alcicleide Alexandre, destacou a importância do debate e reforçou o papel ativo das escolas no combate às desigualdades.

“Hoje, o nosso cenário não exige mais que a escola seja apenas não racista; ela precisa ser intencionalmente antirracista, e é para isso que essa formação está aqui. Reunimos nossos professores para refletir não só sobre o papel social da escola, mas também o pedagógico, político e ético, para levar às nossas crianças o melhor”, afirmou.

Um dos formadores da atividade, professor Zezito de Araújo, ressaltou o caráter conclusivo desta etapa do projeto de formação continuada.

“Estamos realizando a última formação que trata do combate ao racismo e de como a escola deve enfrentá-lo em todas as suas instâncias. Temos aqui um público variado, formado por professores e gestores. Acredito que esta formação é um divisor de águas quanto à responsabilidade tanto da gestão, incluindo a própria secretaria, quanto dos professores. Nosso objetivo é garantir uma escola antirracista, onde o racismo não seja um fator que produza desigualdade no aprendizado das crianças”, afirmou Zezito.

A técnica pedagógica da Coordenação de Direitos Humanos da Semed, Sandra Cardoso, também participou do encontro, reforçando o compromisso da rede pública municipal de ensino em implementar ações contínuas que promovam equidade, respeito e práticas educativas inclusivas.

A formação integra as iniciativas da Semed voltadas ao fortalecimento de políticas educacionais que enfrentam desigualdades e garantem um ambiente seguro, acolhedor e antirracista para todos os estudantes, consolidando a Educação em Direitos Humanos como eixo central das práticas pedagógicas efetivadas nas unidades públicas de ensino de Maceió.

Tags