Notícias

Bolsonaro é preso preventivamente pela PF

Por Redação 22/11/2025
Bolsonaro é preso preventivamente pela PF
(Foto: Cristiano Mariz / Agência O Globo)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22) por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ordem de prisão, de caráter preventivo, foi expedida a pedido da Polícia Federal (PF).

Segundo a decisão do ministro, a prisão foi decretada após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar, na noite de sexta-feira (21), uma vigília em frente ao condomínio onde o ex-presidente cumpre prisão domiciliar. Moraes afirmou que o episódio acendeu o alerta para possível interferência no cumprimento das medidas impostas pela Justiça.

O documento também aponta “elevado risco de fuga”. De acordo com Moraes, o Centro de Monitoração Integrada do Distrito Federal informou ao STF a violação da tornozeleira eletrônica de Bolsonaro às 0h08 deste sábado.

Para o ministro, a mobilização proposta por apoiadores “indica a tentativa de obstruir a fiscalização das medidas cautelares e da prisão domiciliar” à qual o ex-presidente estava submetido, reforçando a necessidade da prisão preventiva.

Segundo aliados, Bolsonaro estaria com soluços no momento da prisão, mas não mostrou resistência. O ex-presidente está na Superintendência da PF.

Tags