Carreta de exames de imagem do programa Agora Tem Especialistas vai iniciar atendimento a pacientes do SUS em Santana do Ipanema (AL)
O acesso a procedimentos de alta complexidade no interior do Brasil vai ganhar mais um reforço. O Ministério da Saúde vai entregar, neste sábado (8), uma nova carreta de exames de imagem do programa Agora Tem Especialistas, em Santana do Ipanema (AL). Com capacidade para realizar mais de 1,3 mil tomografias computadorizadas por mês, a unidade atenderá pacientes previamente agendados pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, de acordo com os critérios definidos em suas centrais de regulação. Com a nova entrega, o programa Agora Tem Especialistas passará a contar com 31 carretas em operação em 22 estados, cobrindo todas as regiões do país e garantindo atendimento especializado a regiões com vazios assistenciais. Entre as unidades em funcionamento estão 28 voltadas à saúde da mulher, incluindo uma inaugurada nesta sexta-feira (07) em Recife (PE), além de uma unidade móvel de oftalmologia em Ribeirão Preto (SP) e uma carreta de exames de imagem em Goiânia (GO).
A carreta permanecerá por pelo menos 30 dias no estacionamento da Unidade Educacional de Santana do Ipanema. Esta é a segunda carreta de exames de imagem entregue no Brasil.
A unidade móvel que começa a atender amanhã (08/11) em Santana do Ipanema vai oferecer exames de imagem, como tomografias, beneficiando mais de 13 municípios da 9ª Região de Saúde. Segundo a diretora adjunta do programa Agora Tem Especialistas, Ana Luísa Guimarães, “o equipamento tem capacidade para realizar cerca de 65 exames por dia, o que representa aproximadamente 1.300 exames por mês. Essa estrutura foi pensada para ampliar o acesso a procedimentos de diagnóstico no interior do estado.”
Ainda de acordo com Ana Luísa, “essa é uma ampliação muito significativa da oferta de um exame essencial para o apoio ao diagnóstico. A chegada desse segundo equipamento vai fortalecer e qualificar o cuidado à população de Alagoas, ampliando a oferta e reduzindo o tempo de espera dos usuários.”
Serviços ofertados
Entre os exames ofertados estarão tomografias do abdome superior; da pelve, bacia e abdome inferior; do hemitórax, do pulmão ou do mediastino; do tórax; das articulações dos membros superiores e inferiores; dos segmentos apendiculares (braço, antebraço, mão, coxa, perna e pé); da coluna lombo-sacra com ou sem contraste; da sela túrcica; do crânio; da coluna cervical com ou sem contraste; da coluna torácica com ou sem contraste; do pescoço; e da face, dos seios da face e das articulações temporomandibulares. Os laudos serão entregues em até sete dias úteis.
A estrutura vai contar com ambiente climatizado e conectividade com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). O espaço é composto por sala de tomografia, equipada com tomógrafo helicoidal de 16 canais, mesa para paciente, estação de trabalho, ar-condicionado e proteção radiológica. Sala de comando, onde são feitos o processamento e registro eletrônico das imagens; além de sala de espera externa, instalada em tenda climatizada com 100 m², com capacidade para 60 assentos, TV e bebedouro.
A unidade funcionará integrada à rede de saúde local, articulando-se com a Atenção Primária, a rede ambulatorial e hospitalar. Os atendimentos serão agendados pela Central de Regulação Municipal, respeitando a fila única pactuada com o território. Após o exame, a equipe fará a atualização do prontuário, a contrarreferência e, quando necessário, o encaminhamento para continuidade do cuidado.
Atendimento especializado para todos
A carreta de Santana do Ipanema é a segunda entregue em Alagoas em menos de um mês. Em 24 de outubro, Arapiraca (AL) recebeu a carreta de saúde da mulher, reforçando a rede de assistência à saúde feminina na região.
A oferta de atendimento nas carretas é realizada pelo Ministério da Saúde e pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS). Para essa ação, foram investidos R$ 18,9 milhões em recursos federais. O programa prevê o total de 150 carretas circulando por todo o país até 2026.