Novas vias pavimentadas pela Codevasf garantem mais mobilidade e renda para comunidades rurais de Coruripe
Cerca de 50 mil m² de vias públicas em três comunidades rurais do município de Coruripe (AL) — Botafogo, Areias e Pindorama — estão sendo pavimentadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A ordem de serviço foi emitida na segunda-feira (3), e os trabalhos já foram iniciados, com investimentos de cerca de R$ 9 milhões em recursos de emenda parlamentar destinados à Companhia.
A solenidade de assinatura da ordem de serviço foi realizada em Coruripe e contou com a presença de autoridades como o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares, o prefeito do município, Marcelo Beltrão, os deputados federais Arthur Lira e Marx Beltrão, além de secretários municipais, lideranças comunitárias e outros representantes locais.
Vias para escoamento da produção agropecuária
Coruripe é um dos municípios alagoanos com maior dinamismo econômico, com um Produto Interno Bruto (PIB) de cerca de R$ 1,6 bilhão. As comunidades rurais Botafogo, Areias e Pindorama contribuem significativamente para essa produção de riqueza, com atividades como piscicultura, agricultura irrigada e agroindústria.
Segundo o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, a pavimentação das vias que ligam essas comunidades às demais regiões do município deve contribuir para o escoamento da produção, o transporte de pessoas e a oferta de serviços. Ele destacou que a implantação da infraestrutura viária fortalece a dinâmica econômica que marca a região de Coruripe.
“Os trabalhos de pavimentação já tiveram início a partir da emissão da ordem de serviço. Apostamos na força da população de Coruripe, que faz a economia pulsar. Por isso, investimos para que o município tenha toda uma infraestrutura viária capaz de transportar com segurança sua produção agropecuária, interligando as regiões”, afirmou João Paulo Tavares.
O prefeito de Coruripe destacou que a Codevasf tem sido uma grande parceira do município na implantação de obras que fazem a diferença no dia a dia da população.
“As obras de pavimentação se tornam investimentos diretos em mobilidade, desenvolvimento e qualidade de vida. Com estradas mais seguras e estruturadas, facilitamos o escoamento da produção agropecuária e garantimos mais conforto e dignidade para quem vive e trabalha nas zonas urbana e rural do município. Essa é a prova de que o trabalho conjunto traz resultados concretos para o nosso povo”, ressaltou Marcelo Beltrão.
Coruripe_solenidadePavimentação com maior resistência
As vias públicas das comunidades Botafogo, Areias e Pindorama receberão pavimentação com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Os trabalhos incluem ainda terraplenagem, sinalização horizontal e vertical, implantação de drenagem e serviços complementares.
De acordo com o engenheiro agrimensor da Codevasf, Henrique Lacet, responsável por acompanhar a execução da obra, a escolha do tipo de pavimento levou em consideração as características das vias e a necessidade de um revestimento com maior resistência e durabilidade.
“Esse tipo de pavimento proporciona uma superfície de rolamento regular e uniforme, assegurando melhores condições de aderência, conforto e segurança aos usuários, além de contribuir para a redução dos níveis de ruído gerados pelo tráfego. A execução da pavimentação em CBUQ nessas vias promove a melhoria das condições de mobilidade urbana, garantindo maior fluidez e segurança ao trânsito, bem como reduzindo o tempo de deslocamento dos veículos”, explicou o engenheiro.
Ele acrescentou que o revestimento asfáltico valoriza o entorno e melhora as condições de vida da população local, ao facilitar a limpeza urbana, minimizar a geração de poeira e lama, e promover melhores condições de salubridade e higiene pública.
Segundo Henrique Lacet, a previsão é de que a pavimentação das vias