Governo de Alagoas e Apex Brasil discutem parcerias para ampliar investimentos, turismo e exportações
O secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar, e a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, reuniram-se na tarde desta segunda-feira (3) com o representante da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Sérgio Ferreira.
Em pauta, o
alinhamento de parcerias estratégicas voltadas à atração de investimentos,
fortalecimento das exportações e promoção internacional do turismo alagoano a
partir de 2026. O encontro integra a agenda do Governo de Alagoas voltada à
inserção internacional do estado, com foco na geração de oportunidades,
inovação e sustentabilidade.
LEIA TAMBÉM: Uneal abre inscrições para transferência externa e reopção interna
Seplag marca presença em audiência pública sobre a Lei Orçamentária 2026
Durante a reunião, o secretário Júlio Cezar destacou a importância da articulação entre as secretarias e a Apex Brasil para ampliar a presença de Alagoas em eventos internacionais.
.jpeg)
“É uma parceira que pode nos ajudar muito em feiras internacionais para promoção do artesanato, turismo e gastronomia, levando a marca de Alagoas mais longe, de forma estratégica, no mundo inteiro. Estamos estreitando as relações e estratégias para participarmos dos eventos da Apex com o nosso artesanato e, naturalmente, divulgar o potencial turístico”, afirmou o secretário.
Segundo ele, a Serfi vai buscar a Embratur e também o Ministério da Fazenda e Economia para reduzir custos nas taxas portuárias. "O Governo sempre incentivou o artesanato, e queremos um custo menor para participar de eventos fora do Brasil, além de aproveitar a capacitação e formação que a Apex oferece para ensinar sobre exportação e promover Alagoas nesses setores que impulsionam a economia”, completou.
A secretária Bárbara Braga ressaltou que o turismo também deve estar inserido nessas iniciativas conjuntas de promoção internacional.
“Nós sempre estamos apresentando todas as riquezas turísticas que o Destino Alagoas oferece para os visitantes do Brasil e do mundo nas feiras internacionais, como o artesanato e à gastronomia, por exemplo. O turismo alagoano vai muito além do sol e mar. Nós temos cultura, história, gastronomia e muito mais. Participar dessas feiras com o incentivo da Apex Brasil é fundamental quando falo de incluir o turismo em eventos de outros segmentos”, afirmou. Bárbara.
Já o representante da Apex Brasil, Sérgio Ferreira, responsável pela relação entre a agência e os nove estados do Nordeste, reforçou o compromisso da instituição em apoiar o desenvolvimento regional e a promoção cultural dos estados brasileiros.
“Nós, da Apex, nas feiras que participamos, suspendemos impostos para facilitar a promoção cultural. Essa é uma forma de incentivar que estados como Alagoas consigam mostrar ao mundo seus diferenciais, a força da sua identidade e o talento do seu povo”, afirmou.
“Nosso papel é oferecer estrutura e oportunidades para que os estados ampliem suas exportações e fortaleçam suas cadeias produtivas, conectando cultura, turismo e economia criativa. É fundamental que Alagoas esteja presente nesses espaços”, completou Ferreira.