Notícias

Deseja doar sangue aos sábados? Veja onde estão os postos do Hemoal na capital e no interior

Por Agência Alagoas 17/10/2025
Deseja doar sangue aos sábados? Veja onde estão os postos do Hemoal na capital e no interior
Além de boa saúde, o voluntário deve ter idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos (Foto: Marco Antônio / Ascom Sesau)

Você não dispõe de tempo para doar sangue de segunda a sexta-feira? Isto não é problema. Seja na capital ou no interior do Estado, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) conta com unidades abertas aos sábados, das 7h às 17h. 

No interior, é possível fazer a doação de sangue na Unidade Eldorado do Hemoal Arapiraca, situada próxima à Escola Alternativa. Na capital alagoana, o voluntário pode se dirigir à Unidade Via Expressa, que integra o Hemoal Maceió, e que está localizada ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA). 

"Com o funcionamento dessas unidades aos sábados, garantimos que as pessoas que estudam e trabalham, não fiquem impossibilitadas de realizar esse ato de solidariedade, ajudando a salvar a vida de quem precisa de transfusões. Lembrando que é necessário seguir os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde", ressalta a diretora do Hemoal, Verônica Guedes. 

LEIA TAMBÉM: Oftalmologista do Hospital Metropolitano de Alagoas alerta sobre os perigos do metanol para a visão

Hospital de Emergência do Agreste registra mais de 80 atendimentos por violência física e sexual em setembro

Para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário seguir os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de boa saúde, o voluntário deve estar portando um documento oficial e original com foto, ter idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. 

O doador deve ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem à doação de sangue. É necessário comparecer ao posto de doação alimentado, mas deve ser evitado o consumo de alimentos gordurosos. 

Para as pessoas que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, há impedimento de doar sangue pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento. Se for menor de 18 anos, só pode doar sangue acompanhado de um responsável legal e que esteja portando o respectivo documento de identificação oficial e original. 

Quanto ao voluntário que foi acometido por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade, a proibição para doar sangue é permanente.