Notícias

Teleatendimento 190 recebe quase 80 mil ligações no primeiro semestre deste ano

Por Agência Alagoas 11/10/2025
Teleatendimento 190 recebe quase 80 mil ligações no primeiro semestre deste ano
Relatório com o balanço das atividades do serviço foi divulgado nesta semana pela Seprev (Foto: Ascom Seprev)

Considerado a porta de entrada do Sistema de Segurança Pública de Alagoas, o Teleatendimento 190 recebeu, no primeiro semestre deste ano, 79.288 ligações. O relatório com o balanço das atividades do serviço foi divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

Os números revelam a expressiva demanda de cidadãos que buscaram, por meio do telefone, o apoio dos serviços públicos do Governo de Alagoas para denunciar, pedir ajuda ou socorro diante de situações de risco ou de crime.

A perturbação do sossego e da tranquilidade foi a principal ocorrência registrada no período, com 9.322 chamadas, o que representa 11,75% do total. Em seguida, aparecem os casos de violência contra a mulher, enquadrados na Lei Maria da Penha, com 1.686 ligações (2,12%), e os crimes de roubo e furto, com 658 chamadas (0,82%).

Trotes ainda preocupam

Apesar das campanhas de conscientização, os trotes telefônicos continuam sendo um desafio para o serviço — especialmente durante o período de férias escolares. Entre janeiro e junho deste ano, foram contabilizados 2.407 casos (3,03% do total), sendo janeiro o mês com maior incidência, registrando 662 ocorrências.

Segundo o coordenador do serviço, tenente J. Edson, boa parte dos trotes é praticada por crianças, adolescentes e até pessoas idosas.

“Comprovadamente, muitos dos trotes são praticados por crianças e adolescentes, além de pessoas idosas. Por isso, alertamos mais uma vez aos pais e responsáveis que esta é uma prática criminosa, prevista em lei e passível de punição”, reforçou o oficial.

O artigo 266 do Código Penal Brasileiro prevê pena de detenção de um a seis meses para quem realiza trote telefônico, além de multa, conforme a legislação estadual.

“Ao acionar o serviço para uma ocorrência inexistente, a pessoa que pratica o trote prejudica quem realmente precisa do atendimento. Perde-se um tempo precioso, que pode ser fundamental para ajudar ou salvar alguém”, destacou o coordenador.

Atendimento humanizado

Desde julho de 2021, o Programa Ronda no Bairro passou a operar o 190, substituindo os antigos teleatendentes por colaboradores civis capacitados para oferecer um atendimento mais humanizado e acolhedor.

O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, com oito cabines de atendimento, sete supervisores e um coordenador. Atualmente, 64 teleatendentes se revezam em turnos de seis horas, garantindo agilidade e empatia no contato com a população.

Em agosto deste ano, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) implantou uma cabine exclusiva para atendimento de casos de violência contra a mulher, sempre conduzido por uma teleatendente. Também foi lançado o site 190 (190.seguranca.al.gov.br), plataforma online que permite acionar os serviços de emergência de forma rápida e segura.

Para o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, os números demonstram o compromisso do Governo de Alagoas em promover um serviço de excelência.

“O Teleatendimento 190 é mais do que um canal de emergência — é um canal de escuta, acolhimento e resposta rápida para quem precisa de ajuda. Esse número expressivo traduz o empenho do Governo de Alagoas em oferecer um serviço humanizado, com profissionais preparados para lidar com cada ligação com sensibilidade e responsabilidade”, afirmou o secretário.

Tags