Notícias

Ministério da Saúde confirma 24 casos de intoxicação por metanol no Brasil

O consumo de bebidas adulteradas pode ser identificado por cheiro forte e sabor diferente do habitual

Por Narciso Barone 08/10/2025
Ministério da Saúde confirma 24 casos de intoxicação por metanol no Brasil
Ministério da Saúde confirma 24 casos de intoxicação por metanol (Foto: Freepik - kamranaydinov)

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira (8), 24 casos de intoxicação por metanol no país, após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. De acordo com o boletim divulgado pela pasta, foram 259 notificações no total, das quais 235 ainda estão em investigação e 145 já foram descartadas.

Casos concentrados no Sudeste e Sul do país

Os estados com casos confirmados são São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Em São Paulo, há 20 confirmações, no Paraná 3 e no Rio Grande do Sul 1.

Entre os casos que seguem em análise, a maioria está em São Paulo (181 registros), seguido por Pernambuco (24), Paraná (5), Rio de Janeiro (5), Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Espírito Santo (3), Goiás (2), além de Acre, Paraíba e Rondônia, com 1 caso cada.

Mortes confirmadas e investigações em andamento

O Ministério da Saúde também informou que cinco mortes foram confirmadas em São Paulo. Outras 11 estão sob investigação, sendo seis em São Paulo, três em Pernambuco, uma em Mato Grosso do Sul e uma na Paraíba.

Leia também:


As autoridades reforçam que a ingestão de bebidas alcoólicas de procedência duvidosa pode causar intoxicação grave, levando à cegueira, coma e até à morte.

Monitoramento contínuo

A pasta informou que as atualizações sobre os casos de intoxicação por metanol serão publicadas três vezes por semana, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 17h, por meio da Sala de Situação do Ministério da Saúde.

Como evitar riscos

O consumo de bebidas adulteradas pode ser identificado por cheiro forte e sabor diferente do habitual. A recomendação é comprar apenas produtos com selo de fiscalização e procurar atendimento médico imediato em caso de sintomas como visão turva, tontura, confusão mental, náusea ou dor de cabeça intensa.

Siga-nos no

Google News
Tags