"Operação Sertanejo": Polícia desarticula organização criminosa, no Sertão de Alagoas
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) deflagraram uma operação, nesta quarta-feira (8), contra integrantes de uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas e comércio ilegal de armas, no Sertão de Alagoas.
Ao todo, a ação cumpre nove mandados de prisão e 25 de busca e apreensão, expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Até o momento, cinco pessoas foram presas, além de armas e dinheiro terem sido apreendidos.
As investigações foram conduzidas de forma conjunta pelo Gaeco, pela Diretoria de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Dracco) e pelo 7º Batalhão da Polícia Militar, e revelaram a atuação de uma quadrilha estruturada que abastecia pontos de venda de drogas em diferentes municípios da região.
No dia 24 de setembro, durante as investigações sobre a atuação de um grupo criminoso, policiais militares da Radiopatrulha do 7º Batalhão apreenderam aproximadamente 12 kg de maconha e um tablete de cocaína, que estavam escondidos em um terreno na cidade de Santana do Ipanema.
A polícia localizou a droga ao monitorar um dos suspeitos com o uso de um drone, no momento em que ele se preparava para buscar parte do material. Ao perceber a presença do equipamento, o indivíduo fugiu.
Segundo os investigadores, o nome da operação, “Sertanejo”, faz referência direta à área de influência do grupo criminoso, que tinha como principal base de operação o Sertão de Alagoas, estendendo conexões para outras regiões do estado.
*Com SSP/AL.