Notícias

Alunos da rede pública de Arapiraca participam de plantio de 600 mudas na Marginal do Piauí

Projeto acontecerá em duas etapas e tem como objetivo desenvolver consciência ambiental nos jovens arapiraquenses

Por Assessoria 07/10/2025
Alunos da rede pública de Arapiraca participam de plantio de 600 mudas na Marginal do Piauí
Alunos da rede pública de Arapiraca participam de plantio de 600 mudas na Marginal do Piauí (Foto: Leandro Dokarmo – Assessoria)

A Marginal do Riacho Piauí, uma das maiores obras de mobilidade urbana do Estado, está prestes a ser inaugurada para transformar o cotidiano dos arapiraquenses. Na última semana de preparativos, o local foi palco de um projeto para preservar e deixar o ambiente ainda mais verde: um plantio de 600 novas árvores, realizado pelas mãos de alunos da rede pública de ensino.

A iniciativa faz parte de uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Serviços Públicos, Educação e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. Nesta semana, entre terça (7) e quinta-feira (9), serão plantadas cerca de 300 mudas, uma para cada aluno, e na próxima semana outros 300 alunos também participarão do projeto, que tem como objetivo desenvolver consciência ambiental desde cedo nas crianças arapiraquenses.

“Ao longo dessa semana e da próxima nós vamos plantar todas essas mudas, que são de espécies regionais e dessa vez, a gente vai contar com uma ajuda especial: os nossos alunos da nossa rede municipal vão nos ajudar nessa ação, cuidando do futuro da nossa cidade e conscientizando da importância da arborização”, explicou a secretária de Serviços Públicos, Carol Valeriano.

O superintendente de Meio Ambiente da SMDUMA, Fellipe Barbosa, também destacou o projeto como uma parceria que demonstra o trabalho conjunto entre os órgãos da Prefeitura. “Esse é um trabalho intersecretarial muito importante, um projeto muito bacana, pensando no reflorestamento dessa área da marginal, que é uma área de preservação permanente, juntamente com uma ação de educação ambiental […] Essa ação é fundamental para pensar o manejo dessa área, a arborização da cidade e a conscientização ambiental dessa nova geração”

Além de alunos e professores da rede pública, o momento também contou com a presença da secretária de Educação, Valéria Peixoto. Segundo ela, esta é uma ação com diversos benefícios, porque além de criar esta conscientização ambiental desde cedo, também tem um valor sentimental, já que é uma forma de deixar a história dessas crianças na terra.