Governo lança campanha de multivacinação infantil até 31 de outubro para atualizar cadernetas de menores de 15 anos
O lançou nesta segunda-feira uma campanha nacional de multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos. A campanha vai deste dia 6 até dia 31 de outubro, e tem como objetivo atualizar as cadernetas de vacinação do público infantil.
Segundo o governo, o “Dia D” será no dia 18, e os avisos para o público-alvo chegarão também pelo aplicativo Meu SUS Digital para 40 milhões de pessoas. Nesta data, um sábado, os postos de saúde ficarão abertos para a vacinação.
Durante a campanha, todas as vacinas do Calendário Nacional 2025 estarão disponíveis. A orientação do governo é priorizar localidades com maior concentração de crianças e reforçar a atualização da caderneta, inclusive para Covid-19.
Padilha destacou a importância de pais e responsáveis em manter a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes atualizada.
— Nós queremos consolidar de vez o Brasil como o país da vacinação que protege as suas crianças e que as pessoas da sua família, profissionais de saúde e escola assumam o compromisso de proteger nossas crianças — disse o ministro na cerimônia de lançamento desta segunda.
O governo lançou em abril a caderneta digital de saúde da criança no aplicativo SUS Digital. No aplicativo, é possível acompanhar a situação vacinal de crianças e adolescentes, com a previsão de próximas doses.
Durante a campanha, o governo vai ofertar as seguintes vacinas do calendário infantil e do adolescente:
BCG
Hepatite B
Penta (DTP/Hib/HB)
Poliomielite inativada
Rotavírus
Pneumocócica 10 valente (conjugada)
Meningocócica C (conjugada) / Meningocócica ACWY (conjugada)
Influenza
Covid-19
Febre amarela
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
Varicela
DTP
Hepatite A
HPV