Notícias

No Dia Mundial de Limpeza das Praias e Rios, IMA reúne 200 voluntários em mutirão na Praia do Francês

Por Agência Alagoas 21/09/2025
No Dia Mundial de Limpeza das Praias e Rios, IMA reúne 200 voluntários em mutirão na Praia do Francês
Data celebra o Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios (Foto: Ascom IMA/AL)

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) promoveu neste sábado (20) uma grande ação do projeto Nossa Praia, na Praia do Francês, em Marechal Deodoro. A data celebra o Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios, e muito mais do que um mutirão de limpeza, simboliza um chamado para que toda comunidade atue em defesa da conservação dos recursos naturais.


Em duas ações simultâneas, uma na faixa de areia da praia e outra submersa, foram recolhidos mais de 300kg de resíduos sólidos, em sua maioria plástico. A atividade contou com o apoio do Instituto Salsa-da-praia, Meros do Brasil, EcoaLab, Ronda no Bairro e Batalhão de Salvamento Aquático, além de 200 voluntários dispostos à exercer seu papel na construção de um planeta mais limpo e sustentável.
“Essa é uma data muito importante para nós que trabalhamos com o meio ambiente. O projeto Nossa Praia existe desde 2015 e em todo esse tempo sempre fazemos mutirões, e várias atividades voltadas para às comunidades, escolas, pescadores, ambulantes, barraqueiros, juntando todo mundo em prol da limpeza das nossas praias, conscientizado sobre a gestão dos resíduos sólidos, que é uma área muito sensível aqui no nosso estado, e a gente vem batalhando para que as condições das nossas praias melhorem. Hoje é um dia muito simbólico”, disse a assessora ambiental do IMA, Mirella Cavalcanti.

Esta data em especial chama a atenção para o grande problema do lixo descartado de forma irregular e como ele acaba indo parar nos oceanos, rios e praias, o que afeta diretamente a biodiversidade e a qualidade da água, e mostra como é essencial que cada um faça a sua parte.

“Nessa ação, não vamos conseguir tirar todo o lixo da praia, mas estamos aqui principalmente para sensibilizar as pessoas, mostrar que um gesto tão simples quanto trazer seu próprio saquinho para colocar o lixo produzido e depois colocar na lixeira mais próxima pode fazer uma grande diferença”, explicou a presidente do Instituto Salsa-de-praia, Aliete Bezerra.

Algo que a empresária Jussamar Bravo faz e incentiva toda a sua família a fazer também. “Geralmente nós mergulhamos e coletamos lixo dentro da água, mas hoje trouxe meu sobrinho para ajudar a fazer isso em terra também. Eu sou do Mato Grosso, mas moro aqui há 10 anos e escolhi a Praia do Francês por conta da beleza natural, então temos que continuar cuidando para que ela permaneça assim para que nossos filhos, netos, também tenham acesso à essa beleza toda”.

O estudante de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Carlos Daniel, foi um dos 26 estudantes do campus Arapiraca que vieram participar da ação e, para ele, ações como essa estimulam cada vez mais pessoas a cuidar do meio ambiente.

“Saímos muito animados de Arapiraca para participar dessa ação, que ajuda na nossa própria conscientização sobre a biodiversidade e sua importância, e também na de quem está na praia. Muitos banhistas ficaram olhando quando nós começamos a atividade e vieram participar conosco”, compartilhou.

Conscientizar a população sobre a conservação dos ecossistemas costeiros mostra que pequenas ações individuais podem ter um grande impacto no futuro, promovendo práticas mais sustentáveis e garantindo um planeta mais saudável
Tags