Parque do Centenário vira Vila Inclusiva nesta sexta-feira(19) e no sábado(20)
Feirinha reúne produtos, serviços e apresentações artísticas protagonizadas por pessoas com deficiência e mães atípicas

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoa com Deficiência, Idosos e Cidadania(Semuc), promove a Vila Inclusiva, uma feirinha dedicada a valorizar o talento, o empreendedorismo e a cultura de pessoas com deficiência e mães atípicas. O evento acontece nos dias 19 e 20 de setembro de 2025, das 17h às 22h, no Parque do Centenário.
A programação reúne estandes com produtos e serviços de empreendedores inclusivos, apresentações culturais protagonizadas por pessoas com deficiência e mães atípicas, além de ações educativas e de sensibilização. Haverá ainda o cadastramento e a entrega do Cordão de Girassol, iniciativa que busca ampliar a visibilidade e o suporte a quem vive a experiência da atipicidade.
A Vila Inclusiva foi pensada para ser um espaço de convivência e protagonismo: além de gerar oportunidades de renda para expositores, o evento busca desconstruir preconceitos e promover a autonomia social e econômica dessas famílias. A seleção dos expositores foi realizada pela Semuc com critérios de inclusão e diversidade, garantindo representatividade e acesso à visibilidade pública.
Para garantir a acessibilidade e inclusão plena do público, a estrutura do evento contará com serviços como audiodescrição e intérpretes de Libras, palco e sonorização adequados e espaços adaptados para circulação — providências que tornam a experiência mais acolhedora para todas as pessoas.
O público-alvo inclui pessoas com deficiência, mães atípicas, empreendedores atípicos, familiares, comunidade local e qualquer pessoa interessada em consumo consciente e em fortalecer práticas inclusivas na cidade. A iniciativa também serve para aproximar sociedade civil, poder público e redes de apoio comunitário.