Maceió reforça compromisso com justiça racial em conferência nacional
Evento em Brasília discute políticas públicas e abre espaço para representatividade e participação popular

A coordenadora municipal de Promoção da Igualdade Racial de Maceió, Lucélia Silva, participa como delegada da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial(Conapir), evento que reúne autoridades, movimentos sociais e representantes da sociedade civil para debater políticas públicas voltadas ao enfrentamento do racismo e à promoção da justiça racial. A etapa nacional, que começou no dia 15 e sefue até 19 de setembro em Brasília, traz como tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial” e reúne delegados eleitos nas conferências municipais e estaduais de todo o país.
A programação dos cinco dias inclui palestras, formações, debates temáticos e trabalhos coletivos organizados por eixos que tratam de democracia, reparação e justiça racial. A retomada dessa conferência em âmbito nacional marca um momento de articulação entre Estado e sociedade civil para atualizar e orientar o Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial, com propostas que deverão orientar políticas públicas nos próximos anos.
Delegada eleita após presidir a conferência municipal em Maceió, Lucélia ocupou uma mesa já no primeiro dia do encontro e destacou a centralidade das matrizes culturais locais na construção das lutas por igualdade. Em sua intervenção ela resgatou figuras ancestrais da cidade — como a Tia Marcelina — e defendeu o lugar político da cultura: “Estar nesta Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial não é apenas um ato simbólico; é a continuidade de uma luta histórica”, afirmou Lucélia, lembrando que as vozes negras, especialmente das mulheres negras, devem permanecer no centro das decisões.
A coordenadora também enfatizou a dança afro como elemento de afirmação identitária e poder coletivo, e estendeu um convite: Maceió está “de portas abertas” para sediar iniciativas nacionais de promoção da igualdade racial, reforçando a intenção da gestão municipal de articular ações locais alinhadas às diretrizes nacionais. Essa aposta na cultura como política pública aparece, segundo Lucélia, como caminho para fortalecer redes e construir políticas de reparação mais sensíveis às especificidades regionais.
Para a Prefeitura de Maceió, a presença da delegação municipal na Conapir representa mais do que participação institucional: é compromisso com a implementação de ações concretas que promovam equidade, reconhecimento e justiça racial na cidade. A Prefeitura de Maceió reafirma o compromisso de transformar as deliberações e propostas da conferência em políticas públicas locais que ampliem oportunidades e garantam respeito às comunidades negras e povos tradicionais de Maceió.