Notícias

Maceió festeja a padroeira Nossa Senhora dos Prazeres

Por Blog História de Alagoas 27/08/2025
Maceió festeja a padroeira Nossa Senhora dos Prazeres
Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Maceió (Foto: Reprodução/CNBB)

A devoção a Nossa Senhora dos Prazeres tem raízes na tradição franciscana das Sete Alegrias de Maria, difundida desde o século XV, e no culto surgido em Alcântara, Lisboa, em torno de 1590, após a aparição de uma imagem de Maria junto a uma fonte. O título “dos Prazeres” remete, portanto, às alegrias de Nossa Senhora na vida de Cristo.

No Brasil, esse culto católico ganhou força em Pernambuco, sobretudo após as vitórias luso-brasileiras sobre os holandeses, nas Batalhas dos Guararapes (1648–1649), quando se ergueu o santuário de Nossa Senhora dos Prazeres em Jaboatão dos Guararapes.

A partir daí, a devoção se irradiou pelo Nordeste e chegou a Maceió, oficialmente, em 5 de julho de 1819, quando um alvará de D. João VI criou a Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres. Pesquisa do monsenhor Cícero Vasconcelos indica que essa invocação já existia desde 1762, um ano após o capitão Apolinário Fernandes Padilha ter doado um terreno para a construção de uma nova capela. Substituía a antiga capela devotada à São Gonçalo do Amarante.

LEIA TAMBÉM: Unidades do Hemoal funcionam em horário especial no Feriado da Padroeira de Maceió

Confira as vias que serão interditadas no feriado da padroeira de Maceió

Foi um pouco à frente desta capela que, em 1840, lançou-se a pedra fundamental de um novo templo, a catedral de Maceió. Somente foi inaugurado em 31 de dezembro de 1859, quando o visitador diocesano benzeu a nova imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, doada pelo Barão de Atalaia e entronizada em solenidade que contou com a presença de D. Pedro II.

Desde então, Nossa Senhora dos Prazeres é reconhecida como padroeira de Maceió e da Catedral Metropolitana. Sua festa, realizada em agosto, é marcada por novenário, missas solenes e procissão, com destaque para o dia 27 de agosto, quando acontece o grande cortejo pelas ruas da cidade. Este ano (2025), com início às 16h na Catedral e término, com missa, no Estacionamento de Jaraguá.

Tags