Notícias

Moraes abre prazo para alegações finais de réus de 'núcleo da desinformação' da trama golpista

Por Agência O Globo - 18/08/2025
Moraes abre prazo para alegações finais de réus de 'núcleo da desinformação' da trama golpista
Alexandre de Moraes (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu prazo para que as defesas dos réus apontados como integrantes do chamado núcleo 4 da trama golpista — conhecido como "núcleo da desinformação". 

Essa é a última etapa antes de o Supremo julgar a responsabilidade criminal do grupo. Segundo a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), esse núcleo é formado por pessoas acusadas de espalhar notícias falsas e atacar instituições e autoridades.

Fazem parte do núcleo:  Ailton Gonçalves Moraes Barros, capitão reformado; Ângelo Martins Denicoli, major da reserva do Exército; Carlos César Moretzsohn Rocha, engenheiro e presidente do Instituto Voto Legal; Giancarlo Gomes Rodrigues, subtenente do Exército; Guilherme Marques de Almeida, tenente-coronel do Exército; Marcelo Araújo Bormevet, policial federal e ex-membro da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Eles foram denunciados pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

No despacho, que é da última sexta-feira, Moraes destacou que a instrução processual já foi concluída, com a coleta de provas e depoimentos, e que agora cabe às defesas apresentarem suas últimas manifestações antes do julgamento.

Com a abertura do prazo para alegações finais, o caso fica pronto para ser incluído na pauta de julgamento do Supremo.

Tags