Notícias

Em busca de aproximação com PSD, Lula almoça com Kassab, ministros e líderes da legenda

Conversa presencial entre Lula e Kassab é aguardada desde o início de 2025, porém, foi sendo adiada após críticas feitas pelo cacique da legenda à gestão petista

Por Agência O Globo - 07/08/2025
Em busca de aproximação com PSD, Lula almoça com Kassab, ministros e líderes da legenda
lula (Foto: Facebook Lula Oficial)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai almoçar com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, nesta quinta-feira em . Líderes da legenda, como o deputado federal Antônio Brito (BA) e o senador Omar Aziz (AM) também estarão presentes, além da ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Uma conversa presencial entre Lula e Kassab é aguardada desde o início de 2025, porém, foi sendo adiada após críticas feitas pelo cacique da legenda à gestão petista. No final de janeiro, o auge da crise do PIX, . Embora tenha recuado do tom da fala em novas falas públicas, Lula não voltou a remarcar uma reunião que chegou a estar prevista na agenda presidencial para 23 de janeiro.

O partido de Gilberto Kassab ocupa três ministérios no governo Lula — Minas Energia, Pesca e Agricultura. No início do ano, a legenda indicou a integrantes do governo que desejava trocar a pasta da Pesca, que tem André de Paula à frente, pela do Turismo, sob a chefia de Celso Sabino, do União Brasil. O movimento, no entanto, não prosperou. Kassab também é Secretário de Governo do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

A agenda integra um movimento maior de aproximação com legendas aliadas ao governo que vem sendo feita por Lula desde a semana passada. 

Em 29 de julho Lula fez uma rodada de conversa semelhante com ministros do MDB e lideranças da legenda no Palácio da Alvorada. No almoço com a presença de Simone Tebet (Planejamento), Jader Filho (Cidades) e Renan Filho (Transportes),  se fez uma avaliação de cenário político e projeção do futuro para 2026.

No mesmo dia, à noite, . Os ministros das Comunicações, Frederico Siqueira Filho, Integração Nacional, Waldez Góes e Turismo, Celso Sabino ouviram reclamações de Lula quanto a falas públicas do presidente da legenda, Antônio Rueda, e do líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho (PB) contra o governo.

Tags