Notícias

Chuva persiste em Maceió e Zona da Mata, e Defesa Civil estadual mantém estado de atenção

Por Redação 05/08/2025
Chuva persiste em Maceió e Zona da Mata, e Defesa Civil estadual mantém estado de atenção
A previsão é de chuva em Alagoas. (Foto: Ascom Semarh)

A chuva que atinge Maceió, municípios da região metropolitana e a Zona da Mata deve continuar nesta terça-feira (5), de acordo com a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh (Spden/Semarh), que monitora as cidades de Alagoas.

Segundo o órgão estadual, áreas de instabilidade atmosférica estão sendo intensificadas, contribuindo para a formação de nuvens carregadas e ventos mais intensos. As chuvas previstas devem variar entre fracas e moderadas, com atenção redobrada às regiões costeiras e à Zona da Mata.

A formação dessas nuvens pode provocar transtornos como alagamentos em pontos com drenagem comprometida, além de riscos de destelhamento, queda de árvores e desprendimento de placas devido aos ventos fortes.

As equipes técnicas seguem acompanhando o cenário climático em tempo real, com base em dados atualizados de modelos numéricos. As projeções mais recentes apontam para pancadas de chuva localizadas, que podem resultar em volumes elevados e rajadas de vento, especialmente na porção norte do Litoral, o que inclui Maceió e cidades próximas.

Situação dos rios

O monitoramento dos principais rios e bacias hidrográficas do estado também segue em curso. Até às 7h desta terça-feira (5), apenas o Rio Jacuípe apresentava nível elevado, mas em situação estável. Já o Rio Mundaú, em Santana do Mundaú, estava em elevação, embora sem atingir o nível de alerta.

Tags