Notícias
Presidente da EBC pede demissão do cargo em carta para Sidônio Palmeira
Jean Lima comandava estatal desde dezembro de 2023, indicado pelo ex-ministro Paulo Pimenta

O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Jean Lima, pediu demissão do cargo nesta segunda-feira. Lima entregou uma carta ao ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, expondo os motivos da sua saída.
— Apresentei hoje ao Ministro o meu pedido de demissão. Estou à disposição do Ministro para a transição com o sucessor que ele definir. E confiante no sucesso do governo do presidente Lula. Que siga mudando a vida do povo brasileiro para melhor — disse Jean Lima.
Jean Lima chegou ao comando da EBC em dezembro de 2023 pelas mãos do ex-ministro da Secom, Paulo Pimenta, de quem é próximo. Na época, Jean Lima ocupava a direção-geral da EBC e foi convidado por Pimenta para substituir o jornalista Hélio Doyle, demitido após ir às redes sociais compartilhar críticas a apoiadores de Israel.
Pimenta deixou o comando da Secom em janeiro deste ano, quando foi substituído por Sidônio Palmeira. Jean Lima e Sidônio Palmeira nunca foram próximos. Filiado ao PT do Distrito Federal, Jean Lima sempre foi visto como um nome que integra o grupo político de Pimenta.
Desde que chegou ao comando da Secom, Sidônio Palmeira tentou, mais de uma vez, substituir Jean Lima e colocar alguém mais próximo ao seu perfil no comando da estatal. Em fevereiro, o ministro convidou Flavio Gonçalves, atual diretor-geral da TV Educativa da Bahia e servidor de carreira da EBC, para assumir o lugar de Jean Lima. Gonçalves, no entanto, não aceitou o convite e Lima seguiu à frente da EBC até a formalização do seu pedido de demissão.