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Quanto vai custar a passagem do metrô com o Jaé? Veja como ficam as tarifas e integrações
Uso do Jaé será obrigatório para garantir o desconto entre o metrô e os transportes municipais

A partir do dia 2 de agosto, o uso do Jaé, o novo sistema de bilhetagem eletrônica, será exclusivo nos transportes públicos municipais (vans e ônibus municipais, VLT, BRTs e cabritinhos), exceto para os usuários do Bilhete Único Intermunicipal (BUI), que continuarão a usar o Riocard. O Metrô Rio já começou, nesta segunda-feira, a instalação dos validadores nas estações. Com isso, para ter descontos na tarifa de integração — com BRT e os ônibus que substituíram o metrô de superfície, por exemplo —, o passageiro terá obrigatoriamente que usar o Jaé no metrô.
Uso do Jaé e frota reduzida:
Acordo feito entre prefeitura e estado:
A orientação do Metrô Rio é que os clientes utilizem os dois cartões para não perder acesso aos benefícios tarifários existentes, e que os empregadores que adquiram vale-transporte para seus funcionários fiquem atentos e adquiram crédito nos dois cartões, conforme a necessidade de cada funcionário.
Metrô + transportes municipais
Veja abaixo como fica o preço das passagens com a integração pelo Jaé:
Metrô + BRT: passageiros que embarcarem ou desembarcarem no metrô nas estações de Vicente de Carvalho (Linha 2) ou Jardim Oceânico (Linha 4) pagam R$ 9,70 na integração com o BRT, independente da renda. Sem a integração, os passageiros pagariam R$ 12,60.
Metrô + ônibus municipal (antigo metrô de superfície): os passageiros das linhas 309, 538, 539, 548, 583 e 584, que passam por Botafogo, Praça Antero de Quental e Gávea, e que substituíram o metrô de superfície, pagam apenas a passagem do metrô, de R$ 7,90.
Metrô + van: os usuários das vans que atendem Rocinha e Vidigal, pagam R$ 8,80 na integração com o metrô.
Metrô + transportes intermunicipais
Há dois casos para os passageiros que fazem viagens intermunicipais: quem ganha menos de R$ 3.205,20, e possui o benefício do Bilhete Único Intermunicipal, que oferece desconto nas passagens; e quem ganha mais de R$ 3.205,20 e usa o RioCard Mais, pagando o valor cheio das passagens. Veja abaixo como vai funcionar a integração.
Jaé:
Com Bilhete Único Intermunicipal (BUI)
Os benefícios estaduais, como o Bilhete Único Intermunicipal (BUI) e a Tarifa Social continuarão sendo oferecidos exclusivamente por meio do cartão RioCard. Com eles, os passageiros pagam valores reduzidos de R$ 5 no metrô e nos trens e R$ 4,70 nas barcas.
Ou seja, o usuário do Bilhete Único Intermunicipal pode continuar usando o cartão RioCard para os transportes intermunicipais e municipais, no validador do RioCard. Assim, a integração com o metrô segue o padrão atual:
Metrô + trem: R$ 8,55.
Metrô + ônibus intermunicipal: R$ 8,55.
Metrô + barcas: R$ 8,55.
Sem Bilhete Único Intermunicipal (BUI)
Se a pessoa usar o RioCard Mais para o transporte intermunicipal, mas não for beneficiária do Bilhete Único (quem tem salário maior que R$ 3.205,20), deverá ter os dois cartões: o RioCard para o ônibus intermunicipal, e o Jaé para circular nos ônibus e demais modais municipais, pagando duas tarifas cheias.
Acordo entre estado e prefeitura
Na última sexta-feira foi firmado entre a prefeitura e o estado para a realização de estudos técnicos, de modo que no futuro apenas o Jaé seja aceito em metrô e trens, caso as viagens ocorram só no Rio.
A duas semanas do prazo limite, o sistema já tem três milhões de usuários cadastrados, sendo que nos últimos 30 dias foram distribuídos 1,1 milhão de cartões. Isso equivale a 37% das viagens diárias na cidade.