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Projeto revela jovens talentos do audiovisual e inova nas transmissões esportivas escolares

Por Agência Alagoas 19/07/2025
Projeto revela jovens talentos do audiovisual e inova nas transmissões esportivas escolares
Projeto revelou talentos para o audiovisual (Foto: Alexandre Teixeira)

Yasmin Henrique / Ascom Seduc

O que começou com a curiosidade de um estudante em registrar partidas escolares com um celular se transformou em um projeto inovador, educativo e inspirador. Criado em 2024, na Escola Estadual Humberto Mendes, em Palmeira dos Índios, o Sanfra Sports hoje é referência em formação prática no campo do audiovisual e empreendedorismo estudantil em Alagoas.

 

Coordenado pelo professor Mário Zeymisson e desenvolvido com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), o projeto capacita jovens em comunicação e tecnologia a partir da cobertura de eventos esportivos escolares e amadores.

 

O embrião da iniciativa surgiu a partir da iniciativa de Vitor Mendonça, então aluno da escola. “Foi a partir da vontade do Vitor de transmitir os amistosos das equipes da escola que tudo começou. A gente não tinha ideia de como funcionava. Começamos com gravações simples para o YouTube e, aos poucos, aprendemos a fazer transmissões ao vivo com o celular”, relembra o professor Mário. Com o tempo, a equipe passou a cobrir eventos maiores e a montar modelos de transmissão mais complexos, sempre com o objetivo de democratizar o acesso ao conteúdo esportivo local.

 

Recentemente, a equipe cobriu quase que integralmente as etapas regional e estadual dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), transmitindo modalidades como futsal, voleibol e handebol.

 

Engajamento dos alunos

 

O nome “Sanfra Sports” é uma homenagem ao bairro São Francisco, onde fica localizada a Escola Estadual Humberto Mendes. Com 19 alunos envolvidos, o projeto distribui funções entre operação de câmera, direção, criação de conteúdo adicional, suporte técnico, fotografia, produção e edição.

 

“Hoje nosso foco é desenvolver um modelo de transmissão estável, acessível e de baixo custo. Estamos criando um MVP — um Produto Mínimo Viável — que possa ser replicado por qualquer estudante ou pessoa da comunidade que queira transmitir ao vivo com apenas um celular e conexão de internet”, explica Mário.

 

Alessandra Waleska, aluna da 1ª série do ensino médio, é uma das novas integrantes do projeto e conta como se encantou com a proposta. “Sempre gostei de acompanhar o esporte da escola. Quando vi o Vitor e o professor transmitindo os jogos, me apaixonei. Perguntei se podia participar e entrei. Aprendi muita coisa, desde filmar até como trabalhar em equipe. É um projeto que muda a gente”.

 

Vitor, que continua participando ativamente das transmissões e da organização técnica, também se emociona com o crescimento da proposta. “Ver algo que era só uma ideia ganhar essa dimensão, com estrutura e reconhecimento, é gratificante demais. A gente aprendeu fazendo, errando e melhorando. Agora, além de transmitir, estamos desenvolvendo um modelo que pode ser usado em outras escolas e eventos”, afirma.

 

Alcance do Sanfra Sports

 

No início de 2025, o projeto foi uma das 68 propostas da rede estadual contempladas no edital do Pibic Jr da Fapeal. Isso possibilitou adquirir equipamentos essenciais, além de garantir bolsas para os estudantes e para a coordenação, o que permitiu a ampliação e a qualificação das atividades.

 

Desde sua criação, o Sanfra Sports já cobriu 17 eventos esportivos, com mais de 150 transmissões ao vivo e 222 mil visualizações acumuladas até julho de 2025. Entre os principais eventos estão:

 

- Campeonato Alagoano de Futsal 2024

- Circuito Alagoano de Futsal 2024

- Seletivas Regionais do Jeal (2024 e 2025)

- Jeal 2025 – Etapa Estadual

 

Os alunos atuam em todas as etapas do processo: planejamento, operação, análise de público, interação com patrocinadores e avaliação de resultados.

 

“O importante é que os estudantes não apenas aprendem a transmitir, mas passam a compreender a lógica da produção, do empreendedorismo e do impacto social da comunicação”, reforçou o professor.

 

Além do impacto pedagógico, o projeto já apresenta resultados como modelo de negócio: os jovens vêm explorando fontes de receita a partir da venda de fotografias esportivas e da inserção de anúncios publicitários durante as transmissões, por meio de banners e vídeos curtos. Essa estratégia vem se mostrando viável para atrair patrocinadores locais que desejam se comunicar com públicos de nicho.

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