Notícias

Samu Maceió forma segunda turma do Curso Avançado de Vias Aéreas Pediátricas

A capacitação foi conduzida pela pediatra neonatologista Crisandra Fonseca

Por Agência Alagoas 18/07/2025
Samu Maceió forma segunda turma do Curso Avançado de Vias Aéreas Pediátricas
Participantes puderam aprimorar técnicas avançadas e manobras práticas para garantir a manutenção da via aérea em situações críticas (Foto: Larissa Sátiro)

A Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveu, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), a formatura da segunda turma do Curso Avançado de Vias Aéreas Pediátricas. O treinamento, realizado na sede do órgão, teve como público-alvo médicos e enfermeiros que atuam em unidades de suporte avançado de vida.

 A capacitação foi conduzida pela pediatra neonatologista Crisandra Fonseca, socorrista da Central Maceió do Samu, que ressaltou a relevância do curso frente ao cenário de aumento das doenças respiratórias infantis, como bronquiolite. “Preparar as equipes para um atendimento mais seguro e eficiente a bebês e crianças é fundamental”, destacou.

Veja as últimas notícias do portal o dia mais


Durante o curso, os participantes – compostos pela segunda turma de profissionais médicos e enfermeiros – puderam aprimorar técnicas avançadas e manobras práticas para garantir a manutenção da via aérea em situações críticas. A iniciativa tem como principal objetivo reforçar a agilidade e a precisão nos atendimentos pré-hospitalares pediátricos, colaborando diretamente para a redução de desfechos negativos em pacientes de até 12 anos.

Samu Maceió forma segunda turma do Curso Avançado de Vias Aéreas Pediátricas

 Segundo Crisandra Fosenca, a instrução ministrada incluiu práticas com ambu e reconhecimento de sinais de obstrução. O curso também tratou da utilização de equipamentos específicos e protocolos atualizados de suporte avançado em pediatria.

 "O Samu Maceió, por meio do NEP, mantém seu compromisso com a formação continuada dos profissionais de saúde, organizando turmas periódicas como esta, dedicadas a áreas críticas como o manejo das vias aéreas em pacientes pediátricos", frisou a coordenadora do Samu.

Siga-nos no

Google News
Tags