Notícias

Especialista explica porque cidade amanheceu com névoa: 'umidade não consegue se dissipar'

Temperatura nesta sexta-feira pode alcançar 33 °C; não há previsão de chuva

Por Agência O Globo - 18/07/2025
Especialista explica porque cidade amanheceu com névoa: 'umidade não consegue se dissipar'
(Foto: )

Quem passou pela Zona Sul ontem pela manhã se surpreendeu com a névoa densa que tomou a orla e chegou a esconder o Pão de Açúcar, na Praia Vermelha. A condição aparece vez ou outra na cidade quando há um longo período de ausência de ventos ou frentes frias. As névoas, menos densas que os nevoeiros, acontecem quando a umidade da superfície se condensa e não consegue se dispersar devido à falta de ventos.

Rio no mapa do semiárido nacional: '

Abandonado há anos,

— Durante o inverno, a gente tem uma condição na atmosfera chamada de estabilidade, que é um período mais longo sem ventos. Isso está acontecendo não só na cidade do Rio, como em todo o estado. Então, a umidade que se forma na superfície de madrugada se condensa e é incapaz de subir ou se dissipar — explica César Soares, meteorologista da Climatempo.

Segundo ele, a sequência de dias com céu limpo e estáveis também contribui para outra situação: o friozinho ao amanhecer. Ontem, a mínima foi de 11,8 °C no Jardim Botânico, de acordo com o Alerta Rio:

— Esses meses de inverno estão praticamente sem nuvens. Então, o calor que é acumulado ao longo do dia se perde muito rápido. É por isso que a gente está sentindo muito frio durante a noite e de madrugada. A queda de temperatura umedece a superfície, o que acaba criando a névoa ou o nevoeiro.

A condição só melhorou por volta das 10h30, quando o aumento da temperatura ajudou a evaporar a névoa. Aliás, a cidade alcançou máxima de 30,7 °C — para hoje, a previsão é de 32 °C, com mínima de 15 °C e céu predominantemente nublado. Apesar da chance de névoa mais uma vez, o Alerta Rio destacou que não há previsão de chuva até a próxima segunda-feira.

Tempo no fim de semana

O índice de umidade relativa do ar merece atenção, alerta os serviços de meteorologia, uma vez que em alguns pontos da cidade poderá ficar entre 21% e 30%, isto entre o fim da manhã e início da tarde. O reforço na hidratação é importante.

Apesar de manter a estabilidade da semana, o sábado terá máxima de 25 °C e mínima de 15 °C. Os ventos estarão predominantemente moderados, e o céu, nublado a encoberto. Já no domingo, a máxima será de 27 °C e a mínima de 14 °C, com céu um pouco mais limpo e sem previsão de chuva.