Notícias

Projeto Aquarius reúne Roberta Miranda, Chico César, Martinho da Vila e OSB no Rio para celebrar 100 anos do GLOBO; veja repertório

Festa-concerto será realizada neste sábado, 19 de julho, em frente ao Museu do Amanhã

Por Agência O Globo - 18/07/2025
Projeto Aquarius reúne Roberta Miranda, Chico César, Martinho da Vila e OSB no Rio para celebrar 100 anos do GLOBO; veja repertório
(Foto: )

Martinho da Vila, Roberta Miranda, Chico César e a Orquestra Sinfônica Brasileira. Um encontro que só o Projeto Aquarius proporciona, e com data marcada: Sábado, 19 de julho, na Praça Mauá, Centro do Rio. A festa-concerto vai celebrar os 100 anos do GLOBO e os 85 da OSB, que será regida por Eduardo Pereira.

— O Aquarius é um projeto que tem a diversidade em seu DNA — diz o maestro. — Reúne estilos e culturas diferentes, como o samba, o sertanejo e a música popular, e reflete a pluralidade do Brasil. Unir Martinho da Vila, Roberta Miranda e Chico César faz todo sentido nesse contexto.

As esposas de Raul Seixas:

'Submissa' e nada sensual:

Idealizado em 1972 por Roberto Marinho (1904-2003), Péricles de Barros (1935-2005), então gerente de Promoções do GLOBO, e o maestro Isaac Karabtchevsky, o Projeto Aquarius recebeu nomes como Rick Wakeman, do Yes (1975); George Martin, produtor e arranjador dos Beatles (1983), Lenine e Fafá de Belém (2022).

Samba, MPB e Sertanejo

Quem vai se juntar a esse grupo de grandes nomes da música é Martinho da Vila. Do alto de seus 87 anos, mais de 40 álbuns gravados e um dos papas do samba, Martinho revela certa ansiedade:

— Eu tenho experiência de cantar com orquestra sinfônica, mas será a primeira vez com a OSB no projeto Aquarius, e ainda mais comemorando os 100 anos do jornal O GLOBO. Confesso que estou um pouco ansioso — diz o sambista.

Roberta Miranda, por sua vez, já se apresentou com a OSB, quando esteve junto ao corpo de músicos para interpretar o tema da novela “Pantanal” no projeto “Novela em sinfonia”, da TV Globo.

— Participar do projeto Aquarius, para mim, é uma honra, principalmente com essa orquestra maravilhosa que me emocionou muito e que está completando 85 anos. Meu Deus, que coisa linda — suspira a sertaneja. — Realmente, eu me sinto muito honrada. É muito bonito para um artista cantar com uma orquestra desse tamanho, em todos os sentidos. Cada célula do meu corpo vai pulsar na hora de cantar com uma orquestra desse gabarito.

Regente da apresentação, Eduardo Pereira reforça a relação entre o Projeto Aquarius e a pluralidade própria do Brasil, enaltecendo a riqueza de ritmos do show programado para 19 de julho:

— O nosso país é formado por inúmeras culturas, tradições diferentes, em um mesmo lugar, em um mesmo país. Então, esta pluralidade está na nossa essência também, na nossa raiz, como povo, como nação. Nós somos um país diversificado. Então, não é tão difícil construirmos um programa onde temos gêneros e estilos musicais diferentes dentro de um mesmo conceito.

Repertório do concerto

“Pelo telefone” (Donga)

“Bachianas brasileiras no. 4” (Villa-Lobos)

Trilha sonora de “Indiana Jones e os caçadores da arca perdida” (John Williams)

“Luar do sertão” (João Pernambuco), com Roberta Miranda

“Majestade, o sabiá” (Roberta Miranda), com Roberta Miranda

“Dia D” (Roberta Miranda), com Roberta Miranda

Medley “Na cadência do samba (que bonito é)” (Luiz Bandeira) + “O campeão (domingo, eu vou ao Maracanã)” (Neguinho da Beija-Flor)

“Pai” (Fábio Jr.), com Chico César e Priscila Rato

“Quando eu fechar os olhos” (Chico César e Carlos Rennó), com Chico César

“À primeira vista” (Chico César), com Chico César

Medley bossa nova

Medley aberturas de novelas

“Valsa das flores” (Tchaikovsky)

“Kizomba, festa da raça” (Jonas Rodrigues, Luiz Carlos da Vila e Rodolpho de Souza), com Martinho da Vila

“Conversa de botequim” (Noel Rosa e Vadico), com Martinho da Vila

“Disritmia” (Martinho da Vila e Katimba), com Martinho da Vila

Medley rock nacional

“Maria, Maria” (Milton Nascimento e Fernando Brant), com Iza

“Dona de mim” (Arthur Marques), com Iza

“Aquarela brasileira” (Ary Barroso), com Martinho da Vila, Chico César e Roberta Miranda

BIS: “Oração ao tempo” (Caetano Veloso)

O Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro apresentam o Aquarius Rio de Janeiro. O evento conta com o Governo do Estado do Rio de Janeiro como Estado Anfitrião, com o Patrocínio do Instituto Cultural Vale e do Itaú, Apoio Institucional do Sesc RJ, Assessoria de Imprensa da InPress, Parceria da Orquestra Sinfônica Brasileira e da P&G Cenografia, tem as rádios Globo e CBN como Rádios Oficiais e Produção da SrCom. A realização é do GLOBO através do Ministério da Cultura, Governo Federal.