Notícias
Associação mobiliza comunidade para adotar peixe-boi como símbolo de Porto de Pedras
Ação faz parte da programação pelos 16 anos da Associação Peixe-Boi, que tem início no dia 25 e segue até 28 de julho

A Associação Peixe-Boi lançou uma petição pública online para tornar o peixe-boi-marinho (Trichechus manatus) espécie símbolo da fauna de Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas. É neste município que a instituição promove o turismo de base comunitária, por meio do passeio de observação do mamífero aquático.
A presidente da Associação Peixe-Boi, Flávia Rêgo, conta que a petição integra o conjunto de ações lançado para celebrar os 16 anos de fundação da entidade, que conta com 53 associados e três colaboradores.
“Nosso objetivo foi realmente viabilizar essa petição para que o poder público — a Prefeitura e a Câmara de Vereadores — reconhecesse o peixe-boi como símbolo da fauna municipal de Porto de Pedras, já que, até então, ele não possuía esse status”, explicou Flávia Rêgo.
Ela lembra que Porto de Pedras já tem um grande destaque no turismo nacional e internacional, e que a iniciativa valoriza ainda mais a tradição do município, consolidando o peixe-boi — uma espécie ameaçada de extinção — como símbolo da conservação ambiental e do turismo sustentável.
“Além disso, o reconhecimento oficial nos dá mais respaldo e visibilidade para ampliar as ações de educação ambiental, fortalecendo o vínculo entre o município e a preservação da espécie. Esse foi o nosso principal objetivo: consolidar o peixe-boi na esfera municipal, por meio de uma lei que o reconheça como animal símbolo, e, a partir disso, inserir sua imagem nos espaços públicos, tornando-o mascote oficial da cidade”, disse.
Para participar da petição online, clique aqui.
Programação
A celebração pelos 16 anos de fundação da Associação Peixe-Boi tem início no dia 25 e segue até 28 de julho, com atividades como análise da qualidade da água de rios, educação ambiental e lançamento do livro “Astro: Uma lenda do peixe-boi de Porto de Pedras”, do escritor Clemerson Silva.
