Notícias

Pastor John MacArthur, voz influente do conservadorismo evangélico nos EUA, morre aos 86 anos

Líder era conhecido por confrontos com autoridades durante a pandemia

Por Agência O Globo - 15/07/2025
Pastor John MacArthur, voz influente do conservadorismo evangélico nos EUA, morre aos 86 anos
(Foto: )

Morreu nesta segunda-feira, aos 86 anos, o pastor batista calvinista John Fullerton MacArthur Jr., líder da Grace Community Church, em Sun Valley, na Califórnia, e fundador do programa Grace to You. Ele estava hospitalizado com pneumonia e faleceu em Santa Clarita, conforme anunciaram representantes de sua igreja

Parlamento de Israel

Caso de pedofilia em creches na Austrália

Nascido em 19 de junho de 1939, em Los Angeles, ele assumiu a liderança da Grace Community Church em 1969 e se tornou uma figura de destaque no evangelicalismo norte-americano, com pregações expositoras e postura intransigente em temas como feminismo, direitos LGBTQ+, crítica à teoria crítica da raça e oposição às restrições sanitárias durante a pandemia de Covid-19 .

De acordo com o jornal inglês The Independent, MacArthur foi também chanceler da The Master’s University e editor do influente MacArthur Study Bible, que vendeu mais de um milhão de cópias. . Sua pregação, disseminada via rádio, TV e literatura, influenciou pastores e fiéis em todo o mundo, tornando-se referência para o movimento conservador cristão.

Em 2020, durante a pandemia, ele desafiou as autoridades da Califórnia ao manter cultos presenciais na igreja, resultando em disputa judicial que culminou em um acordo autorizado com uso de máscaras e distanciamento—e que, segundo a Associated Press, envolveu pagamento de US$ 800 mil pelo estado.

Sob sua liderança, o programa Grace to You se expandiu para nove idiomas e milhares de emissoras, e sua obra teológica, calcada no calvinismo e na interpretação fundamentalista da Bíblia, despertou tanto admiração quanto críticas — inclusive por supostos casos de plágio, misoginia e oposição à ciência.

O reverendo MacArthur deixa a esposa Patricia, com quem era casado desde 1963, quatro filhos, 15 netos e nove bisnetos.