Notícias

CNU dos professores: inscrições para a Prova Nacional Docente começam nesta segunda-feira

Inspirada no modelo do Concurso Nacional Unificado, redes de ensino poderão adotar os resultados da PND como critério único ou complementar em seus processos seletivos

Por Agência O Globo - 14/07/2025
CNU dos professores: inscrições para a Prova Nacional Docente começam nesta segunda-feira
(Foto: )

As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) Começam nesta segunda-feira (dia 14) e seguem abertas até 25 de julho. Inspirada no modelo do Concurso Nacional Unificado (CNU), as redes de ensino poderão adotar os resultados da PND como critério único ou complementar em seus processos seletivos.

Leia também:

Veja onde estudar:

As inscrições devem ser feitas pelo site https://pnd.inep.gov.br/pnd/ e têm custo de R$ 85. O prazo para pagamento da taxa vai até 31 de julho.

Têm direito à isenção do pagamento os doadores de medula óssea e os inscritos no CadÚnico que solicitaram o benefício entre os dias 30 de junho e 4 de julho. Também estão isentos os estudantes concluintes de cursos de licenciatura que estejam devidamente inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025.

Adesão

Os estudantes habilitados e inscritos no Enade 2025 devem acessar o Sistema PND, preencher as informações solicitadas e efetivar sua inscrição. Também podem realizar a prova todas as pessoas com formação em cursos de licenciatura que tenham interesse em participar de concursos ou processos seletivos públicos.

Ao realizar a prova, os candidatos passam a integrar os bancos de seleção das redes que aderiram à PND, podendo participar de concursos que utilizem a avaliação como etapa única ou complementar. Segundo o MEC, 1.508 redes municipais e 22 estaduais aderiram à PND, o que representa 81,48% das redes estaduais do país.

Sobre a PND

A prova Nacional Docente terá a mesma matriz da avaliação teórica do Enade Licenciaturas.

A PND não substitui o processo seletivo das redes. Os gestores das redes públicas de ensino que aderiram voluntariamente à prova poderão optar por usar o resultado dos participantes como etapa única ou complementar em seus concursos públicos ou processos seletivos simplificados de professores. 

Os estados, os municípios e o Distrito Federal também podem aplicar etapas adicionais na seleção, como provas práticas e avaliação de títulos.

Confira o cronograma completo

Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 30 de junho a 4 de julho

Inscrição: 14 a 25 de julho

Solicitação de atendimento especializado e nome social: 14 a 25 de julho

Pagamento da taxa de inscrição: 14 a 31 de julho

Aplicação da prova: 26 de outubro

Gabarito preliminar e padrão de resposta: 28 de outubro

Gabarito definitivo e padrão de resposta da questão discursiva: 11 de novembro

Resultado final da prova: 10 de dezembro