Notícias

Vídeo: Grupo de dez baleias jubarte nada no mar de Arraial do Cabo e encanta visitantes

Animais estão em seu período migratório e passam pela Região dos Lagos no caminho para a Bahia

Por Agência O Globo - 13/07/2025
Vídeo: Grupo de dez baleias jubarte nada no mar de Arraial do Cabo e encanta visitantes
(Foto: )

A cidade de Arraial do Cabo teve um show especial na manhã deste domingo (13/7). Um grupo de dez baleias jubarte passou pela costa da Praia Grande e encantou banhistas, visitantes e admiradores, que costumam observar os animais do Mirante do Pontal do Atalaia com lunetas.

Análise apura causa:

Número chama a atenção:

Nesta época do ano, estes animais estão em rota migratória e costumam aparecer nos mares da Região dos Lagos. Segundo a ONG Instituto Baleia Jubarte (IBJ), Arraial do Cabo é um dos melhores lugares para o avistamento destes animais no Brasil.

— O mês de julho é o período em que mais passam baleias aqui em Arraial. É uma média de 30 grupos por dia. Temos duas lunetas e marcamos as coordenadas geográficas, para monitorarmos a trajetória migratória delas. Estamos fabricando mais 20 lunetas para serem instaladas em pontos de observação, sendo 10 acessíveis (para pessoas com deficiência) — explica Ronnie Plácido, presidente da Fundação de Meio Ambiente e Tecnologia de Arraial do Cabo (FUNTEC), que conduz o projeto Mar de Baleias, que faz o monitoramento de cetáceos na região.

As baleias jubarte migram da época que vai dos meses de maio a meados de outubro e novembro, vindas da Antártida, para se reproduzirem no Nordeste, especialmente no arquipélago de Abrolhos, na Bahia.

— Arraial é um dos locais do percurso da migração das jubarte. É uma região com grande biodiversidade, frequentemente tem ressurgência, um fenômeno que leva águas frias e ricas em nutrientes para a superfície, o que proporciona a grande presença da fauna marinha. Além disso, as águas são claras devido a questões geológicas e oceanográficas, o que melhora a visualização desses animais — destaca Yasmin Daoualibi, médica veterinária do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), pelo Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua), da UERJ.

Uma baleia jubarte adulta pode chegar a pesar 30 toneladas e medir entre 13 e 16 metros de comprimento. Segundo Plácido, Arraial do Cabo já foi apontado como local de matança desses animais, nos anos 1970, mas hoje é reconhecido como região de preservação das jubarte.

— No Nordeste, elas buscam águas mais quentes e rasas para reprodução e se alimentam em águas mais frias, principalmente na Antártida, de krills (pequenos crustáceos) e cardumes de peixes. Elas ainda podem ficar um período sem se alimentar na época da migração — completa Daoualibi.