Notícias
Jaé: novo posto de atendimento começa a funcionar nesta sexta-feira na Gávea; veja outros pontos na cidade
Instalado dentro do Planetário, local funcionará das 7h às 19h, de segunda a sábado

Após dias seguidos de atendimento caótico em Botafogo, marcado por longas filas e reclamações, a Prefeitura do Rio inaugura, nesta sexta-feira (11), — desta vez, com estrutura ampliada, em formato de super posto. A nova unidade, instalada dentro do Planetário da Gávea, funcionará das 7h às 19h, de segunda a sábado. O cartão faz parte do novo sistema de pagamento nos meios de transportes sob responsabilidade do município e já está valendo para as gratuidades desde o último dia 5. A partir de 2 de agosto, o uso do Jaé passa a ser obrigatório para todos os usuários.
A pedido do Ministério Público:
Em nova decisão:
Segundo a Prefeitura do Rio, a adesão do Jaé é monitorada em tempo real pelas equipes da secretaria de transportes do município. Assim, explica, ficou entendida a necessidade de criação de novo posto na Zona Sul. O novo posto servirá para cadastros e retirada de cartão no novo sistema de bilhetagem. Com a novidade, chega a 18 o número de postos de atendimento do Jaé.
Paes critica segurança e bilhetagem do Estado, que rebate:
Até quinta-feira (10), a unidade da Rua Dona Mariana, em Botafogo, era a única a atender na região. Porém, nos dois primeiros dias úteis de uso obrigatório do bilhete, terça e quarta, o espaço registrou confusão no atendimento. Centenas de usuários de diversas partes do estado, na maioria idosos, enfrentaram mais de duas horas de espera.
Apagão nos transportes:
— Sou diarista e estou perdendo um dia de trabalho para estar aqui. Moro em Xerém, não é fácil o deslocamento, só que me incomoda mais eu ter feito o caminho de casa até aqui mais rápido do que dessa cadeira até o atendimento — desabafou a diarista Valdelicy Lima, de 73 anos, moradora de Xerém.
Embarque só com a identidade
Em mais um capítulo envolvendo o Jaé, a juíza Mirela Erbisti, da 4ª Vara de Fazenda Pública, julgou, na quinta-feira (10), um recurso da prefeitura do Rio que trata do acesso gratuito da população com 65 anos ou mais ao transporte público administrado pela cidade: ônibus e vans municipais, BRTs, VLTs e cabritinhos. Mirela revogou a decisão que previa que os idosos apresentassem o Riocard em lugar do Jaé. Agora, basta o beneficiário dessas gratuidades apresentarem um documento de identificação, como a carteira de identidade. A juíza, no entanto, manteve a decisão na qual prevê que o município só deve exigir o Jaé quando todos os beneficiados receberem os cartões.
'As pessoas pagaram para ver'
Ao comentar os problemas com filas e até mesmo confusão nos postos de entrega dos cartões do Jaé, o prefeito Eduardo Paes culpou estado pela falta de integração, o Riocard pelo não repasse de informações para a prefeitura e atacou empresários de ônibus, a quem chamou de "mafiosos". Ele afirmou também que no país há uma cultura de "deixar as coisas para cima da hora". Porém, disse que não vai retroceder na implantação do sistema.
Após caos no atendimento:
— Nós alertamos as pessoas, teve um problema inicial, nos ampliamos os postos de atendimento e tem a cultura, infelizmente no nosso país, de deixar as coisas para cima da hora, ou seja, as pessoas pagaram pra ver se nós íamos de fato iniciar no dia 5 de de julho esse processo. Nós não vamos retroceder nessa transição — disse o prefeito durante entrevista coletiva sobre a expansão do projeto Civitas com monitoramento eletrônico em toda a cidade.
A Riocard, por meio de nota, respondeu que "não tem nenhuma responsabilidade sobre o mau planejamento e a má gestão do processo de implementação do Jaé" e disse que colaborou sempre que foi solicitada pela Secretaria municipal de Transportes e cumpriu todas as determinações recebidas.
Confira a lista dos postos de atendimento do Jaé
Super Postos de Atendimento
Planetário - R. Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 - Gávea. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Clube do Servidor – Rua Ulysses Guimarães, s/nº – Cidade Nova. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro – Rua Arquias Cordeiro, 1516. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Centro Esportivo Miécimo da Silva - Rua Olinda Ellis, 470 – Campo Grande. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Vila Olímpica de Deodoro – Estrada do Camboatá, s/nº – Deodoro. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Demais Postos de Atendimento
Botafogo – Rua Dona Mariana, 48. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Centro 1 (CASS - Sede da Prefeitura) – Rua Ulysses Guimarães, 2-14 – Cidade Nova. Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h (exceto feriados)
Centro 2 (em frente ao metrô Estácio) – Rua Ulysses Guimarães, 16, loja A – Estácio. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Terminal BRT Alvorada – Av. das Américas, s/nº – Barra da Tijuca. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Terminal BRT Jardim Oceânico – Av. Armando Lombardi, 705 – Barra da Tijuca. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Terminal BRT Paulo da Portela – Rua Padre Manso, s/nº – Madureira. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h (atendimento apenas ao público geral)
Madureira – Shopping São Luiz – Av. Ministro Edgard Romero, 81. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h (exclusivo para gratuidades)
Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, s/nº. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Terminal Pingo D’Água – Estrada da Pedra – Guaratiba. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Taquara – Av. Nelson Cardoso, 905 – loja 107. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Terminal Gentileza – Av. Francisco Bicalho, São Cristóvão – Loja 32. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Arena Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/nº – Pavuna. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h
Nave do Conhecimento de Padre Miguel – Rua Bom Sossego, 380. Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h